Ontem, 24 de março, a Prefeitura Municipal de Rosário por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um café da manhã e palestras nas Unidades Básicas de Saúde, SESP e postos de saúde, com objetivo de orientar a população sobre a tuberculose, divulgar os sintomas da doença e encorajar as pessoas com suspeita de contagio a buscarem a Unidade Mista de Saúde (SESP) para realização do exame e sobre tudo convencê-las da importância do tratamento.
A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do corpo, como nos rins, gânglios, ossos, intestinos e meninges com os seguintes sintomas; emagrecimento, canseira, febre baixo no final do dia, suor à noite e tosse com expectorante, além disso, podem existir gânglios no pescoço.
Segundo a Secretária de Saúde, Mauricea Lopes, no Município de Rosário a prevenção da doença é feita por meio da vacinação BCG em crianças menores de cinco anos e o encaminhamento de pessoas que convivem com o doente e os que têm sintomas respiratórios ao SESP para fazer exames de acordo com a prescrição medica feita pelo infectologista Dr. Guilherme Ordonez.
Dr. Guilherme Ordonez atende no SESP toda segunda, terça e quarta pela manhã. O exame e Raios-X para detectar a doença e feita na coordenação de hanseníase e tuberculose no Sesp.
Transmissão - Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar pequenas gotas onde ficam armazenados os micróbios. Dessa forma, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para os pulmões. É assim que acontece o contágio: o micróbio da tuberculose (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a doença não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário