BANNER

sábado, 28 de março de 2015

Rosário têm “Dia D” de combate á dengue e a febre chikungunya


População recebeu orientações de como combater as doenças

A Prefeitura Municipal de Rosário através das Secretárias de Saúde, Assistência Social e Infraestrutura estão promovendo ações de combate a dengue e a febre chikungunya, com o objetivo de evitar a proliferação das doenças e conscientizar a população dos riscos e perigos.

Foi programada uma caminhada com distribuição de panfletos educativos, recolhimento de lixo nas ruas do bairro Cidade Novo, retirada de pneus, garrafas entre outros itens que acumulam água e servem de criadouros dos mosquitos causadores das doenças.

Segundo a Secretária de Saúde, Mauricéa Lopes, a população precisa seguir as orientações dos agentes de saúde, endemias, epidemiologia, dos panfletos, como também das ações de combate nas áreas feitas pelos agentes do Programa Saúde da Família. 

De acordo com a coordenadora da epidemiologia do Município, Simone Aquino, será feito a partir do dia 30 de Março, o borrifamento para combater nas áreas de maiores focos. “Além do borrifamento e o trabalho que Secretária de Saúde vem desenvolvendo através dos servidores, a população precisa se conscientizar sobre a importância do combate aos mosquitos transmissor das doenças, devem verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta entre outras medidas”, afirmou.

Chikungunya - A febre chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus, e transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os sintomas são dor na cabeça e muscular e nas articulações, além de febre alta e manchas vermelhas pelo corpo, que podem durar de três a dez dias. A letalidade é rara e menos frequente que nos casos de dengue, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). No Brasil a febre chikungunya foi registrada pela primeira vez em setembro do ano passado. Já teriam sido identificados mais de mil casos da doença no país
Por: Cely Oliveira

3 comentários:

jo disse...

Que tipo de combate é esse, onde temos um hospital e apenas um médico por dia para atender todas as pessoas que estão precisando fazer tratamento por estarem contaminados de virose da gripe e da dengue.E para se agravar mais ainda a saúde daqueles que precisam de atendimento médico, a prefeita Irlahi com sua sabedoria pra não lotar a sua clinica, durante toda a semana não teve médico. O povo precisa de festa Irlahi, mais precisa primeiro de saúde. Trate seu povo bem, com melhor qualidade de vida, pra depois pensar em reeleição. A única porta que você tem Irlahi pra salvar vidas ela se encontra fechada com as portas abertas cheios de maniquin falantes só pra dizer: não tem médico.

jo disse...

Diretor do diário de Rosário,quero apenas lhe dizer que não sou politico, simplesmente um cidadão rosariense, com direito de me manisfestar, espero e acredito no seu blog na publicação do meu manifesto, e por ser também leitor diarista do seu blog. Meu nome é josualdo (jo). Não é pra ser publicado, e sim pra seu conhecimento.

jo disse...

Sr. diretor do diário de Rosário, o segundo comentário que pedir pra não ser publicado, onde eu me identifiquei no relato, foi porque eu temia que o blog não fosse viazualizar. Não foi temendo reprezária e tão pouco medo de alguém.