BANNER

quarta-feira, 18 de março de 2015

Vereador consegui aprovação de dois projetos para educação em Rosário


O vereador Pedrosa Filho que se destaca no poder legislativa pela sua atuação, apresentou e conseguiu aprovar na ultima sessão (16) mediante aprovação dos colegas edis, uma indicação onde autoriza o poder legislativo do município a criar m centro de estudos superior na cidade.

Outro projeto de lei de autoria do parlamentar foi aprovado durante a sessão, onde reza que as escolas da rede municipal devem incluir na sua grande de ensino fundamental a historia do município de Rosário. Com esse projeto de lei, alunos desde o inicio de sua vida de estudante fica conhecedor da bela e vasta historia da cidade onde vive.

Na justificativa defendida pelo vereador Pedrosa Filho (Necó) o projeto visa fazer com que o aluno da Rede Municipal e Particular de Ensino, antes de adquirir os conhecimentos sobre História do Brasil, História do Maranhão e História Geral, tenha a oportunidade de conhecer a História da nossa querida Rosário, no campo político, social, cultural e econômico. 

A história local deve atuar no resgate da auto-estima do povo, quando ao desnudar seu passado histórico dá um novo sentido à questão de pertenciamento local, vindo a assumir seu papel de agente continuador de uma história em permanente construção, estimulando as novas gerações para o conhecimento da história rosariense, contribuindo na formação e desenvolvimento de cidadãos conscientes, onde Professores e Alunos fazem história.

Uema - O vereador pretende com a indicação feita agregar um forte instrumento em política educacional, visando preparar nosso povo para conduzir as profundas transformações que se fazem necessárias para alavancar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Infelizmente, a oferta de cursos de nível superior é bastante limitada. 

Funciona em nosso Município, apenas o Programa Darcy Ribeiro, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, para atender os Municípios de Rosário, Bacabeira e Santa Rita, visto que vem se consolidando junto aos setores acadêmicos, empresariais e da sociedade civil o sentimento de que um passo indispensável para o desenvolvimento da região é a criação do Centro de Estudos Superiores do Município de Rosário, na Estrutura Organizacional da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Em visão mais abrangente, o parlamentar liga os benefícios aos município vizinhos: Rosário, Bacabeira, Santa Rita, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros, Axixá, Icatu, Primeira Cruz, Humberto de Campos, Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, que ocupam uma área de 14.374,90 quilômetros quadrados, com mais de 200.000 habitantes, devendo essa Universidade, oferecer além dos tradicionais, um conjunto de cursos direcionados para a vocação econômica sócio-cultural e ecológica da região. 

A criação do Campos da UEMA em Rosário, proporcionará o acesso ao Ensino Superior aos alunos que concluem o ensino médio e não tem oportunidades de acesso ao Ensino Superior gratuito em nossa Região, necessitando, portanto, garantir o acesso à Educação superior como fator decisivo para o desenvolvimento da Regional de Rosário, promovendo a qualificação profissional, inclusão social e desenvolvendo atividade de ensino, pesquisa e extensão, buscando a interação e a integração das cidades que compõem a Regional de Rosário.

2 comentários:

Nizart - Artesanato em Geral disse...

É importante contar a história REAL do município e não só o que convém a grupos e interesses partidários.

TÓ DE OLHO ROSÁRIO-ROSÁRIO-MA disse...

Quando neco fala em seus pronunciamentos na tribuna da câmara a maioria , ou burrice ou simplismente por achar que vereador bom é aquele que sobe na tribuna pra defamar a prefeita e fazer graça , isso até professor (a)que
está na platéia adoram não sabendo
destituir quem defende políticas públicas
e sociais, de quem defende somente seus


















interesses e de amigos;é aí que neco , faz a diferença,fazendo política
para beneficiar a sociedade , com respeito e responsabilidade social