BANNER

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dilma Rousseff inaugura Hidrelétrica de Estreito

  
A presidenta da República, Dilma Rousseff, acompanhada do governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz Oliveira; do governador do Tocantins, Siqueira Campos; e do presidente do Senado Federal, José Sarney, inaugurou a Usina Hidrelétrica Estreito, na manhã desta quarta-feira (17), quando descerrou a placa, marcando o acionamento da oitava e última turbina da UHE. O empreendimento, de R$ 5 bilhões, integrante do programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), fica no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins.

A presidenta conheceu as instalações da UTE. A partir do acionamento, todas as unidades geradoras da UHE Estreito estão em operação comercial. Com potência instalada de 1.087 megawatts, a hidrelétrica tem capacidade para atender à demanda de energia elétrica de uma cidade com 4 milhões de habitantes.

A presidenta Dilma Rousseff foi enfática ao demonstrar sua satisfação em estar, definitivamente, inaugurando o projeto. Ela frisou que a usina representa o resultado de um trabalho de equipe que envolveu diversas empresas brasileiras. Destacou, também, que o empreendimento começou a ser traçado ainda no governo do ex-presidente Lula, haja vista sua preocupação com a necessidade de estimular os investimentos voltados para o setor de energia no Brasil.

“Estou muito feliz por estar aqui nesta região, que fica entre dois estados importantes para a federação. É um momento especial porque representa a comemoração de anos de trabalho, empenho e teimosia. Teimosia, considerando os problemas que este projeto enfrentou no início”, disse.

Orgulho

Dilma Rousseff destacou a importância dos investimentos em energias renováveis e se disse orgulhosa do Brasil por tais iniciativas. “O Brasil é um país privilegiado porque tem fontes a serem exploradas. Este modelo de geração de energia é, sem dúvida alguma, mais seguro e duradouro. Além de se tratar de uma energia com baixo impacto ambiental, não emite gás de efeito estufa”, salientou.

A presidente lembrou que o Brasil tem 86% de sua energia elétrica proveniente da hidroeletricidade. “Precisamos ter projetos desse tipo, que respeitem o meio ambiente. Além disso, não podemos nos esquecer dos benefícios deste empreendimento, que antes de gerar energia, gerou emprego para muita gente”, lembrou a presidenta.

Nenhum comentário: