BANNER

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prefeituras envolvidas com agiotagem podem chegar a 50% dos municípios do MA

De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Aluízio Mendes, a lista de prefeituras, supostamente envolvidas com agiotagem no Maranhão, pode ser maior do que a própria polícia esperava. Até o momento foram constados indícios fortes de envolvimento de 52 prefeituras.


Segundo a Comissão de Delegados da Policia Civil, que investiga o crime de agiotagem no estado, pelo menos três grandes quadrilhas atuavam no Maranhão, isto foi constatado no inicio das investigações, ocorrido a partir das mortes de Fábio Brasil, em Teresina, e do jornalista Décio Sá, no Maranhão, cuja autoria dos homicídios é atribuída ao grupo do Glaucio Alencar, que se encontra preso.

A previsão para divulgação dos municípios e gestores que se envolveram com agiotagem no Maranhão, será o mês de janeiro de 2013.

Quanto ao número de prefeituras, ainda não dá para precisar, isto por que, a cada avanço das investigações surgem novos indícios de envolvimento de outros municípios. No incio das investigações foram constados de imediato cerca de 30 municípios.

Além da sangria nos cofres públicos municipais, as quadrilhas de agiotas são suspeitas de outros crimes como: extorsão, ameaças, desvios de verbas públicas estaduais e federais, e ainda, homicídios.

De acordo com a Secretaria de Segurança, só o grupo do Gláucio Alencar, teria lucrado com agiotagem cerca de R$ 100 milhões.

Por conta da grande quantidade de desvios de recursos federais, uma força-tarefa envolvendo a polícia civil e o Ministério Público Federal, está sendo montada para aprofundar as investigações.

Na manhã de ontem, terça-feira (16), uma comissão da Secretária de Segurança Pública, liderada pelo secretário, Aluízio Mendes, entregou várias cópias de documentos levantados pela polícia civil, que também passará a serem analisados pelo Ministério Público Federal.

Segundo o procurador da República José Leite Filho, o MPF a força tarefa contará também com o apoio da Polícia Federal para investigar a denúncia de desvio de recursos públicos federais.

Nenhum comentário: