Debater formas de prevenção de acidentes com motos e propostas de regulação no uso de quadriciclos foram alguns dos temas debatidos, no último fim de semana, durante Fórum Nacional de Prevenção de Acidentes e Regulação de Triciclos e Quadriciclos. O evento foi promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), no município de Barreirinhas.
O evento contou com a presença de diretores e técnicos dos Detrans do Maranhão, Pará, Espírito Santo, Amapá, Roraima, além de membros do Conselho Estadual de Trânsito do Maranhão, chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans), vereadores e a comunidade de Barreirinhas.
O diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade, desenhou, inicialmente, o cenário atual do trânsito. Durante sua explanação, destacou que houve um aumento de aproximadamente 85% da frota e que o Detran-MA vem trabalhando para que o trânsito do Maranhão e, em São Luís, seja mais seguro. Para ele, o evento exerceu seu objetivo. “Creio que cumprimos o nosso papel a respeito desses temas e que possamos trabalhar sempre pensando na segurança dos condutores”, destacou.
O diretor geral do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Vinicius Nina, avaliou o fórum como um momento para se centrar na prevenção. Ele destacou a importância da iniciativa no campo do cuidado de todos para se evitar acidentes de trânsito.
Já o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renato Rosental, falou sobre sua criação: um dispositivo médico (um capacete) que protege e evita lesões cerebrais em caso de acidentes. “O capacete funciona como um instrumento de hipotermia terapêutica. Trata-se de um mecanismo barato que poderá diminuir os custos do Sistema de Saúde hoje, haja vista que o grande problema é que em situações como essa de traumatismo o tempo de resgate é fundamental para evitar maiores sequelas”, destacou.
Outra inovação apresentada no Fórum foi um colete tipo airbag importado do Japão que visa proporcionar uma proteção real para os motociclistas, por inflar em menos de 0,25 segundos o airbag protege o pescoço, coluna vertebral, tórax e cóccix do motociclista e reduz o impacto gravitacional na coluna e tórax em 75% e a aceleração e impacto no pescoço e cabeça em aproximadamente 40%.
Quadríciclos
Outro ponto tratado no Fórum foi a regulação do uso de quadríciclos no Maranhão. Barreirinhas concentra mais da metade da frota do estado, conforme levantamento do Conselho Estadual de Trânsito. Os conselheiros da entidade enfatizaram que os quadriciclos, enquanto não obtiverem o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) estão proibidos de circular nas vias públicas urbanas e rurais do Maranhão.
A exceção é o uso de quadriciclos, nas vias públicas, por órgãos que fazem parte do sistema de segurança pública para fins de policiamento e fiscalização e participantes de competições esportivas como foi o caso do Rally dos Sertões.
O evento contou com a presença de diretores e técnicos dos Detrans do Maranhão, Pará, Espírito Santo, Amapá, Roraima, além de membros do Conselho Estadual de Trânsito do Maranhão, chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans), vereadores e a comunidade de Barreirinhas.
O diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade, desenhou, inicialmente, o cenário atual do trânsito. Durante sua explanação, destacou que houve um aumento de aproximadamente 85% da frota e que o Detran-MA vem trabalhando para que o trânsito do Maranhão e, em São Luís, seja mais seguro. Para ele, o evento exerceu seu objetivo. “Creio que cumprimos o nosso papel a respeito desses temas e que possamos trabalhar sempre pensando na segurança dos condutores”, destacou.
O diretor geral do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Vinicius Nina, avaliou o fórum como um momento para se centrar na prevenção. Ele destacou a importância da iniciativa no campo do cuidado de todos para se evitar acidentes de trânsito.
Já o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renato Rosental, falou sobre sua criação: um dispositivo médico (um capacete) que protege e evita lesões cerebrais em caso de acidentes. “O capacete funciona como um instrumento de hipotermia terapêutica. Trata-se de um mecanismo barato que poderá diminuir os custos do Sistema de Saúde hoje, haja vista que o grande problema é que em situações como essa de traumatismo o tempo de resgate é fundamental para evitar maiores sequelas”, destacou.
Outra inovação apresentada no Fórum foi um colete tipo airbag importado do Japão que visa proporcionar uma proteção real para os motociclistas, por inflar em menos de 0,25 segundos o airbag protege o pescoço, coluna vertebral, tórax e cóccix do motociclista e reduz o impacto gravitacional na coluna e tórax em 75% e a aceleração e impacto no pescoço e cabeça em aproximadamente 40%.
Quadríciclos
Outro ponto tratado no Fórum foi a regulação do uso de quadríciclos no Maranhão. Barreirinhas concentra mais da metade da frota do estado, conforme levantamento do Conselho Estadual de Trânsito. Os conselheiros da entidade enfatizaram que os quadriciclos, enquanto não obtiverem o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) estão proibidos de circular nas vias públicas urbanas e rurais do Maranhão.
A exceção é o uso de quadriciclos, nas vias públicas, por órgãos que fazem parte do sistema de segurança pública para fins de policiamento e fiscalização e participantes de competições esportivas como foi o caso do Rally dos Sertões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário