
A competição abrange três categorias – regular, advanced e micro – e, este ano, o regulamento inovou quanto ao tipo de carga a ser transportada. Em anos anteriores o requisito estabelecia que deviam ser barras de chumbo ou de aço. A partir de 2012, na classe “regular”, a carga deve ser madeira do tipo MDF ou HDF (prensadas, largamente utilizadas na fabricação de móveis), enquanto na classe “advanced” o volume transportado deve ser água, e, na classe “micro”, bolinhas de tênis. O peso total transportado em cada aeronave varia de acordo com o projeto.
Estreante na classe “advanced“, a equipe “Zeus Advanced“, formada por quatro alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), construiu um avião de aproximadamente 4 kg, que atinge velocidade máxima de 80 km/h e é capaz de transportar 10 litros de água. A equipe desenvolveu um compartimento de carga em acrílico. “Tivemos de colocar isopor em cima da caixa de acrílico para quebrar as ondas da água, amortecer e dar estabilidade para a aeronave durante o voo”, explica o capitão Gyovanni Coelho.
Outra novidade é o uso de computador de bordo com sistema de telemetria, que, durante o voo, transmite para uma central dados de altitude, velocidade, posição e tempo para ajudar na prova de voo.
O Maranhão será representado, ainda, pelas equipes “Zeus Regular”, também da Uema; e “Guará”, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), ambas da classe “regular”.
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