BANNER

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Em outubro começa o horário de verão



Com o objetivo de economizar energia elétrica e aproveitar os dias mais longos do verão, começa, no dia 21 de outubro – no terceiro domingo do mês –, o horário brasileiro de verão. Nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e Distrito Federal, os moradores terão que adiantar o relógios em uma hora. O horário de verão vai até o dia 17 de fevereiro de 2013.
 
Nos Estados que não adotam o horário de verão, como é o caso do Maranhão, haverá mudança de hábito, já que alguns serviços, como operações bancárias, seguem o horário de Brasília. Na televisão, a programação, também, sofre alteração. A partir do dia 22 de outubro (segunda-feira), alguns programas exibidos pela TV Mirante – emissora afiliada Rede Globo no Maranhão – terão novos horários. O Jornal Nacional iniciará às 19h30, logo após o JMTV 2ª edição. A novela das sete vai ao ar logo após o Jornal Nacional, seguida pela novela das nove. Às quartas-feiras, o futebol entrará sempre com o jogo em andamento, ao vivo. Aos domingos, o Mirante Rural será exibido mais cedo, às 6h da manhã, e as partidas de futebol vão ao ar à partir das 16h.
 
As mudanças só são possíveis por causa da “Rede Fuso” ou “SAT Fuso”, como é batizado o sinal diferenciado da Rede Globo para os Estados com fuso horário diferente de Brasília. Em função das alterações, alguns programas vão ao ar com a tarja “Gravado”. O sinal foi criado em 8 de abril de 2008, para adequação às regras de classificação indicativa do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação (DJCTQ), do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: