Uma especie de ressaca do carnaval em Rosário (sede) é o bis do carnava do povoado São Simão, que mantém as raízes na tradição. O carnaval do pequeno povoado, porém significativo para a cidade de Rosário, consegue aglutinar e reunir uma boa quantidade de foliões da região do Munim e da capital maranhense duas semanas após o término do carnaval tradicional.
São dois dias de folia, com início neste sábado (28) e término no domingo (01/03), nos quais se apresentam blocos tradicionais e organizados, além das tradicionais, num período que já foi batizado de Bis de São Simão ou Lava Pratos de São Simão, e que promete atrais diversos visitantes.
O Lava Pratos de São Simão já é uma tradição de quase 40 anos, e sempre atrai milhares de pessoas durante a sua realização, procurando priorizar as apresentações de grupos tradicionais da própria região, além de apresentações de grupos carnavalescos locais”.
O Bis de São Simão teve como precursor seu Zé de Barros, que mais tarde foi sucedido pelo senhor Anilton Pedroso. Com o falecimento deste, a brincadeira foi adotada pela Associação dos Barraqueiros e a associação da Casa das Velhas e apoio e incentivo da prefeitura municipal de Rosário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário