A Secretária Adjunta da Educação Ana Rita Aragão Abreu, acompanhada de professores, diretores e alunos da rede publica de ensino do município de Rosário, participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Construindo a Nação, realizado na ultima sexta feira (10/04) em São Luis, no auditório Alberto Abdala na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
O prêmio é oferecido pelo Instituto da Cidadania do Brasil e tem como objetivo estimular, reconhecer e difundir ações realizadas pelas escolas e seus alunos, tanto de ensino público como privado, para melhorar as comunidades onde estão inseridas.
O Prêmio Construindo A Nação recebe inscrições de projetos realizados em escolas de todo o Brasil, nas seguintes categorias: Ensino Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio, EJA, Ensino Técnico, Iniciativas Publicas e Privadas, e está implantado em todos os estados da federação.
Todos os projetos respeitam o princípio de melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem.
No total, 54 projetos foram cadastrados em todo o estado do Maranhão, dos quais 22 tiveram seus projetos aprovados e premiados, dentre elas a Unidade Escolar Sítio do Pica Pau Amarelo, localizada na sede, e a Escola Salustiano Santos, localizada na zona rural de Rosário.
A escola Salustiano Santos recebeu pelo 2° ano consecutivo o troféu na categoria ensino fundamental Com o Projeto “Manifestações Folclóricas Regional” onde foram desenvolvidas ações na localidade, com foco nos costumes e tradições regionais, resgatando a identidade cultural e histórica da região; os trabalhos foram coordenados por Célio Barbosa da Silva Barroso e Maria de Jesus Barbosa dos Santos, e representado pela aluna Adriele Vitória da Conceição.
A Unidade Escolar Sítio do Pica Pau Amarelo recebeu o premio na categoria ensino Fundamental, pelo projeto “Leitura Divertida” com a realização de atividades voltadas à leitura nos mais variados temas, visitas às bibliotecas, pesquisas e atividades em grupos, para fortalecer o convívio em sociedade; o projeto foi coordenado por Maria da Glória Barbosa Diniz e Silvia Maria Sousa Silva, e representado pelo aluno Cristiano Ronaldo dos Santos Pereira.
Os projetos tiveram apoio da biblioteca Indústria do Conhecimento, com incentivo e divulgação dos projetos desenvolvidos pelas escolas.
O “Prêmio Construindo A Nação” também valoriza o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão estimulando os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola.
Estiveram participando da solenidade, o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) Dr. Claudio Azevedo, e a superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI), Roseli de Oliveira Ramos, onde parabenizaram os ganhadores do premio.
Parabéns aos alunos e educadores das escolas premiadas.
Por: Joseias Lima - ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário