Prédio da Sejap em Rosário |
A unidade prisional de Rosário - UPR que fica localizado no centro e administrada a um a ano e seis meses pela secretaria de justiça e administração penitenciária - SEJAP, vive novamente momentos de crise com a super lotação de detentos no interior das celas.
A unidade prisional que tem capacidade para cerca de 60 detentos, ocupa em suas instalações um numero de aproximadamente 100 detentos custodiado pela justiça, aumentado mais de 50% do permitido. A super lotação vem dificultando o trabalho da policia civil que em casos menos grave se ver obrigada a devolver para a sociedade, meliantes que acabara de se preso pelas operações da polícia militar na cidade de Rosário e outras cidades da região.
- A super lotação e a insatisfação dos detentos, poe em risco um motim a qualquer momento. O ultimo motim realizado pelos presos na penitenciaria de Rosário, foi registrado no mês de novembro de 2013, mês e ano em que a SEJAP assumiu de vez administração do prédio, deslocando a antiga delegacia para rua Urbano Santo no centro de Rosário.
Em 2013 as principais revoltas dos presos eram a superlotação nas celas e a falta de estrutura para atender a principais necessidade humana. Na época a rebelião foi amenizada com presença da ex-juíza da comarca de Rosário, Rosângela Prazeres, que intermediou e garantiu melhores.
Diante da crise em pedrinha e penitenciarias espalhadas pelo interior do Estado, o governo até o momento não apresentou nenhum serviço emergencial para conter as super lotação em várias unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário