Uma série de seminários de sensibilização e treinamento para cadastramento junto ao CAR, registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, vão ser realizados em todas as regiões do Estado. O primeiro deles aconteceu na cidade de Axixá, região do Munim, com participação significativa de sindicatos rurais, entidades e orgãos que trabalham com planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
O primeiro seminário foi realizado em parceria com a Prefeitura de Axixá e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com o apoio do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (CONLESTE).
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, informou que o Maranhão deve cadastrar nesse programa, cerca de 300 mil imóveis rurais, equivalentes a uma área de 287 milhões hectares. Disse que a realização dos seminários de capacitação vai habilitar os representantes de entidades de trabalhadores rurais, equipes das prefeituras municipais e os próprios donos de pequenos imóveis rurais (agricultores familiares) para realizarem o cadastramento ambiental. O secretário Marcelo disse ainda, que a determinação do governador Flávio Dino, é estabelecer diálogos permanentes com os mais diversos órgãos, setores da sociedade civil organizada em buscas de soluções pactuadas para equacionar os problemas no Maranhão em todas as áreas. Notadamente na agricultura familiar, que representa a maioria dos pequenos proprietários de terras no Estado.
Treinamento para cadastramento |
Vários outros serão promovidos para facilitar, de forma integrada, o acesso dos agricultores familiares principalmente CAR, e também para traçarmos um perfil mais fidedigno de nossa realidade para implementarmos um conjunto de políticas públicas que melhorem substancialmente a qualidade de vida da nossa gente”, completou o secretário.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Axixá, Raimunda Januária Costa, revelou que hoje o sindicato integra quase três mil associados, que produzem de forma rudimentar mandioca e milho, mas “as perspectivas são de uma vida melhor, de dias melhores, com o apoio do governo para poder produzir mais”.
Representando o CONLESTE, Zilene da Silva Braga garantiu que o Consórcio vai ser parceiro do governo do Estado em todas as etapas desses seminários e outras ações para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão. “Aglutinamos hoje 42 municípios que vão somar com o governo do Estado em prol do desenvolvimento de nossos municípios”, disse.
A equipe da SEMA, responsável pela capacitação ao cadastramento do CAR, vai funcionar intensivamente para cobrir as regionais que vão reunir os municípios integrantes do Programa "Maranhão Sustentável", projeto que tem como objetivo, combater incêndios e desmatamentos nas áreas rurais do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário