BANNER

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sindicato promove Oficina para pescadores artesanais em Rosário

Esclarecendo duvidas
Curta a página do Blog no Facebook

Aconteceu durante os dias 18 e 19, no centro de eventos Cecé em Rosário, a Oficina do movimento de pescadores artesanais da região.

O evento que foi organizado pelo Sindicato dos pescadores de Rosário, na pessoal do presidente, Ademar Cantanhede, contou com presença de cerca de 500 pessoas que puderam receber esclarecimentos e tirar duvidas sobre as mudanças e as novas regras do setor pesqueiro.

A finalidade do encontro foi promover o diálogo entre o Movimento quanto as medidas de controle do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) adequadas à realidade da pesca artesanal e a apresentação de proposta de lei que tramitam para aprovação em Brasilia. 

Entre os assuntos debatidos pela classe de pescadores artesanais foi os novos critérios para o acesso ao seguro desemprego, que recentemente teve sua regras modificadas pelo governo federal. Ainda foi esclarecidos pelos palestrantes, as novas especies de peixes que irão ser proibidos a partir do mês de agosto para pescadores artesanais.

Pescadores artesanais presentes no evento
Outros projetos de lei a comento foi a PL 445, do ministério do meio ambiente e projeto de lei de iniciativa popular para garantir o território da pesca similar a área indígenas e quilombolas. 

Segundo o presidente do sindicato Ademar Cantanhede, Algumas das perspectivas do Movimento é intensificar o processo de formação nas bases, fortalecer a organização interna para melhor planejar e desenvolver as ações em todas as esferas de atuação do movimento; defender o meio ambiente e o território tradicional dos pescadores e conquistar a implantação de uma política pesqueira.

O evento contou com a presença do representante do centro de pesquisa de pescadores artesanais, Alberto Cantanhede, Clóvis Amorim de São Luis, da coordenadora do movimento no Ceara, Martilene, Luciene Oliveira do município de Pio XII e assessores.  

Um comentário:

TÓ DE OLHO ROSÁRIO-ROSÁRIO-MA disse...

só rosario tem 11.346 pescadores e só compareceram 500 de toda região? se todos os sindicalizados e associados, já são legalmente pescadores pra que esse evento ou estão preocupados com a (PF)?