Comissão externa da camara federal e prefeitos, Alan e Irlahi |
Na visita que fizeram nesta sexta-feira a Bacabeira, os deputados que integram a Comissão Externa da Câmara Federal que investiga a suspensão dos projetos das refinarias Premium I (Maranhão) e Premium II (Ceará) constataram danos sociais, impactos ambientais, prejuízos econômicos e muitas reclamações da comunidade.
"A reunião com moradores da área foi fundamental por que constatamos o que já era de conhecimento público: que as famílias de Bacabeira e Rosário foram lesados pela Petrobras”, enfatizou deputada Eliziane Gama(PPS-MA), coordenadora da comissão, formada pelas bancadas do Maranhão e do Ceará.
Na visita, os parlamentares constataram que a estrutura montada para a terraplanagem ainda está no local e que há 20 homens da empresa terceirizada Cristal trabalhando na manutenção e outros 70 homens da empresa de segurança Vip trabalhando na proteção dos limites da área. As duas empresas foram contratadas pela Petrobras.
A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares, denunciou que os povoados próximos à área de terraplanagem estão sofrendo com a erosão de rios depois do início da obra. Outra informação encaminhada aos deputados é que as 71 famílias remanejadas têm direito a indenização e a um recurso mensal fruto de acordo firmado entre Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Secretaria de Indústria e Comércio, mas este acordo não está sendo cumprido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário