Na manhã desta quarta (13), o deputado Sérgio Frota (PSDB) subiu à Tribuna da Assembleia para solicitar às devidas autoridades a recuperação das pistas de pouso do aeroporto de São Luís.
Conforme documentação apresentada pelo comandante da Gol linhas aéreas, Francisco Cabral, que possui mais de 60 mil horas de voo e afirmou que a pista do aeroporto de São Luís está entre as duas mais perigosas do Brasil para pouso. Segundo o comandante, em tempos de chuva a pista do aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado não se encontra apta para o pouso de aeronaves. A falta de cuidado na infraestrutura das pistas causa grandes prejuízos para as companhias, uma vez que os pilotos não pousam em pistas inadequadas.
“Asfaltos com pistas irregulares, blocos de concretos e buracos comprometem não somente o pouso de aeronaves, mas a segurança de passageiros e da comunidade na região próxima do aeroporto. A questão merece um olhar mais atento de nossas lideranças”, relatou o parlamentar.
De acordo com Relatório de Prevenção, REALPREV, encaminhado para o sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, SIPAER, a pista do aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado se encontra em situação inadequada para o pouso de aeronaves. Asfalto irregular, fragmentos de asfaltos, buracos e poças d’agua decorrente das intensas chuvas na região são alguns dos índices que atestam a inadimplência.
O documento expedido em 14 de abril de 2011 atesta, ainda, coeficiente de atrito inexistente. Até a presente data pequenos reparos foram feitos de modo a resolver emergencialmente a situação. Contudo, devido ao período de chuvas, os problemas retornam com possibilidades reais de agravamento, colocando em perigo os consumidores das companhias aéreas e os cidadãos que moram perto do aeroporto. (Agencia Assembleia)
Nota - GOL Linhas aéreas inteligentes
A GOL informa que segue os mais altos padrões internacionais de segurança da indústria aérea e tem esse como principal valor de sua política de gestão. A empresa monitora constantemente as condições de todas as pistas nas quais opera por meio de seu sistema de análise de dados de voo e esclarece que sua avaliação oficial é de que a infraestrutura do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luiz, no Maranhão, está dentro dos padrões exigidos pela empresa e autoridades aeronáuticas para decolagens e pousos em segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário