BANNER

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bumba-meu-boi se recusam a participar de programação oficial da Func porquer Prefeitura de São Luís não paga em dia

Ao que tudo indica, não foi a Fundação Municipal de Cultural (Func) que excluiu o Bumba-meu-boi da sua programação junina, mas a brincadeira folclórica que resolveu tirar a Prefeitura de sua agenda. 

É o que se conclui lendo a nota de outro grupo que ficou de fora da lista dos contratados pela Func, o Bumba-meu-boi de Axixá, que em nota, diz que não concorda em receber cachê seis meses depois do encerramento da temporada junina. 

Até o momento, não houve nenhuma manifestação oficial da Boi da Maioba e do de Leonardo, outro que ficou de fora da programação oficial, porém como ambos deixaram de entregar os documentos exigidos pelo edital da Func, tudo indica que a decisão não foi lapso, mas opcional, ou seja, não interessa brincar de graça, já que há despesas a cumprir e os credores, principalmente brincantes e empresas de transporte, não podem esperar pelo tempo que o Município entende como ideal para honrar seus compromissos com contratados, para receber seu dinheiro.

Veja a nota de esclarecimento do Boi de Axixá, divulgada em rede social.

Em respeito a verdade, princípio do bom jornalismo, e, principalmente, aos admiradores do Boi de Axixá, esclareço que é inverídica a informação de que nosso grupo deixou de apresentar os documentos exigidos pelo edital da Fundação Municipal de Cultura (Func) para a programação do São João deste ano.

Ao contrário do que foi divulgado, decidi, como comandante do Boi, não participar do edital por um único motivo: é inconcebível receber o pagamento das apresentações quase seis meses depois do período junino.

O Boi de Axixá tem profundo respeito por seus brincantes, contratantes e admiradores, que acompanham em sua essência a árdua missão que é colocar uma brincadeira junina nos arraiais para uma temporada que requer compromisso e responsabilidades que não esperam cinco ou seis meses para serem resolvidas.

Por fim, com 56 anos de história, o Boi de Axixá nunca deixou ou deixará de cumprir com suas obrigações, principalmente porque respeita a soberania da cultura popular do Maranhão.

Leila Naiva - Comandante do Boi de Axixá

Nenhum comentário: