A prefeita de Rosário, Irlahi Moraes sancionou o projeto de lei do vereador Pedrosa Filho, que deslumbrava a implantação de rede Wi-Fi grátis em logradouros, apresentado durante sessão na camara de Rosário.
A prefeita Irlahi começou a atender o projeto pela Praça da Matriz, onde foi instalado o primeiro ponto de um era de inclusão digital, acompanhando assim as grandes cidades do país. A intensão é levar o projeto para a Praça Benedito Leite, Praça do Coqueiro e todo o centro comercial de Rosário.
Acompanhe parte do projeto de lei - O projeto do vereador visa conceder gratuitamente sinal de internet wi-fi em logradouros da nossa cidade, visto que é de conhecimento notório que a Internet é uma ferramenta fundamental para o mundo globalizado em que vivemos, no qual a informação é rápida e em constante modificação, sendo de suma relevância para integração social da população em geral, permitindo-lhes maior acesso à informação e ao conhecimento.
A Internet possibilita-nos conhecer culturas diversas, a ter acesso a notícias e a nos aproximarmos de amigo distantes fisicamente. Contudo, tais facilitadas são restritas a uma camada populacional possuidora de renda familiar mais elevada, ficando apática às mudanças globais e, de certa forma, afastados do convívio social-tecnológico àquelas que pouco dispõe.
Assim, pensando numa maior integralização da comunidade, bem como na inclusão digital de todos os cidadãos, se faz necessário a universalização e gratuidade do acesso à Rede Mundial de Computadores (Internet) para comunidade rosariense. A tão pretendida inclusão digital só será um instrumento de transformação social quando utilizada com o objetivo de democratizar a informação, permitindo o acesso universal à cultura e à educação.
Cumpre destacar que a inclusão digital possibilita a equalização de oportunidades numa sociedade desigual e carente de conhecimento. Contudo, pelo tardio reconhecimento de autoridades públicas da relevância da inclusão digital, da gama de vantagens e facilidades oferecidas pela Internet, pouco se fez para amenizar o afastamento da sociedade a este meio de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário