BANNER

terça-feira, 3 de março de 2015

Prefeitura de Bacabeira realiza Seminário de Alfabetização Matemática

A abertura do Seminário Municipal de Alfabetização Matemática, realizado pela Prefeitura de Bacabeira, por meio da Secretaria de Educação, foi marcada pela troca de experiências entre professores da educação infantil, orientadores pedagógicos, gestores e diretores. O evento aconteceu na ultima quinta-feira (26), na Unidade Integrada Paulo Freire.

Com o tema “Matemaletrando: o desafio do professor alfabetizado”, o seminário tem como objetivo socializar as experiências desenvolvidas em sala de aula, envolvendo estudos e desafios relativos à formação continuada na área de alfabetização matemática e linguística.

A realização do seminário faz parte de uma tarefa do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), um programa do governo federal, que assegura a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, e ao final do 3° ano do ensino fundamental.

No município, mais de 30 professores alfabetizadores participaram do programa. De acordo com a secretária de educação, Deiviane Torres, foram dois anos de estudos, norteados pelas orientações do PNAIC. “Em 2013, trabalhamos a língua portuguesa e, em 2014 e 2015, trabalhamos a matemática, na perspectiva do letramento”, disse. Deiviane ressaltou, ainda, as ações do Pacto nas práticas dos professores e na aprendizagem dos alunos. “A formação desses professores proporcionará um melhor desenvolvimento nas práticas pedagógicas e, consequentemente, mais qualidade no ensino”, concluiu.

A professora alfabetizadora do 2° ano, Telma Silva, foi uma das palestrantes do seminário. A orientadora explicou como é possível trabalhar o lúdico em sala de aula. “A finalidade de levar os jogos pedagógicos para dentro da sala de aula é fazer o aluno entender como os números estão no nosso dia a dia. Exemplos: como trabalhar com o dinheiro, pesquisa em campo, criação de tabelas, construção de gráficos. Foi um caminho que encontramos, falando a linguagem dos alunos, em tornar a aula mais dinâmica”, pontuou.

Presente no evento, o representante do Sindicato dos Professores, Marco Antônio dos Santos, falou da importância da adesão do Pacto no município. “O Sindicato parabeniza a prefeitura pela iniciativa. Os nossos alunos vão aprender, ainda mais, o raciocínio lógico dentro da matemática”.

Janete Costa e Silva, representante de pais e alunos, compareceu ao seminário. Mãe de dois filhos, beneficiados pelo programa, Janete apoia a proposta de ensinar matemática de uma forma diferente. “Hoje, os meus filhos chegam em casa e comentam as brincadeiras didáticas aplicadas em sala de aula. O programa chegou como um reforço para a alfabetização das nossas crianças”, comemorou.

A programação do Seminário de Alfabetização Matemática seguiu até sexta-feira (27), com palestras, visitação aos stands, atividades práticas e momento cultural.

Nenhum comentário: