Incluída na Micro Região, 3° do Estado do Maranhão, juntamente com os município de São Luís, Paço do Lumiar e São Jose de Ribamar. A cidade de Rosário possui uma área de 732 km 2°, estando sua Sede localizada a uma distancia de 75 km da capital.
A cidade está localizada a margem esquerda do Rio Itapecuru, que foi no período colonial, uma das principais vias fluviais de penetração para o interior. Na época do havia em toda região numerosas fazendas florescentes sob o regime escravocrata e que produziam em maior escala algodão e açúcar.
Cerca de 8 km abaixo da cidade, na Foz do Rio Itapecuru, encontram-se as ruinas do antigo Forte de Vera Cruz ou do Calvário, onde foram travados combates entre portugueses e franceses em 1613. O Forte foi equipado pelos portugueses, tendo sido tomado pelos holandeses em 1641.
Fundou um forte (em 1620) na boca do rio Itapecuru e se encarregou da guarnição dele com 40 saldados. Á sombra deste forte entrou a povoar (surge à povoação original de Rosário) a terra firme com assistência de duas aldeias de índios domésticos. (Hilton Mendes, pág. 29, 2014).
A origem do nome Rosário - A origem do nome “Rosário” foi devido às flores que existiam as margens do Rio e caiam nas aguas descendo em forma de um terço.
Os povos mais antigos chamaram aquele desenho de Rosário, dai surgiu o nome para o povoado de “Vila Rosário”, como ficou conhecido por todos que aqui chegaram.
De origem antiga, o capitão e general do Maranhão, Cristóvão da Serra Freire, por carta regia no dia 24 de Setembro de 1716, solicitou ao Rei de Portugal a autorização para o reconhecimento da Vila em Cidade.
Somente no dia 06 de abril de 1914, através da Lei n° 654, Rosário foi elevado à categoria de cidade do mesmo nome, assinada pelo coronel Afonso Giffenig de Matos que governava o Maranhão. Na época os moradores fizeram ciente todas as autoridades que a Vila Rosário, teria se transforado em Cidade. O logradouro mais importante do momento era à frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que hoje é conhecida como Praça da Matriz, há mais importante de todas que existe hoje.
O primeiro padre a chegar aqui foi Ivon Antônio Henrique que trabalhou de 1743 a 1783, enquanto a fundação desta igreja só foi possível no dia 25 de Julho de 1868, pelo bispo D.Luis Conceição Saraiva, a partir dessa época, muitos padres passaram pela Paroquia e alguns deles deixaram obras imortais, como Mons. Luís Alves Madureira que fundou a única escola de 2° grau, que existe até hoje, além de outros padres como; Mons. Dourado, Pe. Fernando, Pe.Carmelino que restaurou a Casa Paroquial e fez reforma da Matriz, construiu outros patrimônios da Paroquia.
Hoje têm os padres Bráulio, Trindade, Hamilton, temos varias igrejas católicas e de outras religiões.
Por Lourdes Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário