Convenção avaliou a situação da saúde no município. Com o tema; Saúde publica de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo rosariense.
A IX Conferencia Municipal de Saúde de Rosário, foi realizada na ultima quinta feira (10), no auditório da Primeira Igreja Batista em Rosário. De acordo com a Prefeitura, o encontro teve o objetivo de avaliar a situação da saúde no município e definir diretrizes para fortalecer a participação da comunidade. A convenção também elegeu os delegados para conferência Estadual.
A prefeita Irlahi Moraes alertou para importância do momento, já que a conferencia oportuniza mudanças, alterações e avanços na saúde pública e salientou que é hora de avançar no sentido de criar estratégias.
- “Temos que ter mecanismos e a hora de pensar nisso é agora, juntos, numa conferencia como essa, que oportuniza a gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentarem propostas que depois de votas e aprovadas nas Conferencias Estadual e Nacional, se tornarão politicas publicas de saúde”, disse.
Ela citou ainda os avanços na saúde, como; a construção das Unidades Básicas e Academia de Saúde, reformas e ampliação dos postos, o atendimento na Unidade Mista de Saúde entre outros.
- “Já avançamos muito na saúde do município, encontramos a Unidade Mista fechada, sem leito, cama, sem absolutamente nada Hoje funciona com 27 leitos, médicos, pediatras, ortopedistas, infectologistas, nutricionistas, fisioterapeuta, em fim, quero dar o melhor para minha gente, além disso, estou lutando para reabrir o centro cirúrgico, eu quero que nossas crianças nasçam em nossa cidade, que sejam rosarienses”, disse.
A Secretária de Saúde do Município, Mauricea Lopes, ressaltou as ações e programas desenvolvidos pela Secretaria, destacou que a gestora estar se empenhando para solucionar os problemas no sentido no avançar na prevenção das doenças e na humanização do atendimento.
Estiveram presentes varias autoridades, entre elas; o gestor regional de saúde, o sr. Willame Anceles, que em seu discurso relatou que não concorda com a construção do hospital regional em Rosário.
- “Se eu fosse o prefeito de Rosário, eu não queria o hospital regional pra Rosário, por que todo mundo vinha de outros municípios para cá”, disse.
Segundo a prefeita Irlahi Moraes a qualidade no atendimento e as melhorias no sistema de saúde são para todos. - “A população merece uma assistência de qualidade, Rosário precisa e merece o hospital regional, peço o apoio de todos, juntos vamos continuar à luta”, afirmou.
O encontro seguiu com a expositora, Sra. Silvia Viana, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), técnica da secretaria de Estado da Saúde (SES/MA). A palestra magna foi voltada a saúde pública com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Rosariense”.
Além da prefeita e o gestor regional de saúde, estiveram presentes; os secretários municipais, vereadores, presidente do Conselho municipal de saúde, da CIR, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, Agentes comunitários de saúde, agentes administrativos, profissionais de saúde bucal, núcleo de apoio à saúde da família entre outros.
Na oportunidade a prefeita Irhahi Moraes juntamente com a Secretária de Saúde Mauricea Lopes, agradecem a participação e parabeniza toda equipe envolvida pelo belo trabalho.
Ascom - Cely Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário