BANNER

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Bis do Carnaval começa hoje em São Simão

Apesar dessa perda cultural, ainda sobrevive um carnaval que mantém as raízes na tradição, o carnaval do povoado de São Simão, uma pequena, porém significativa cidade de Rosário, que consegue aglutinar uma boa quantidade de foliões da região do Munim e da capital maranhense duas semanas após o término do carnaval. 

São dois dias de folia, com início neste sábado e término no domingo, nos quais se apresentam blocos tradicionais e organizados, além das tradicionais turmas de samba, num período que já foi batizado de Bis de São Simão ou Lava Pratos de São Simão, e que promete substituir em importância o descaracterizado carnaval de São José.

Quando se faz referência à tradição, muitos torcem o nariz. No entanto, é justamente aí que se alicerça a diversidade da qual tanto se fala no estado mas pouco se pratica. Não é assim com alguns grupos, que se alinham na resistência cultural mais autêntica e valiosa. Para quem não sabe ou não deseja saber, as atuais escolas são herdeiras das velhas Turmas de Samba, donas de uma batida única, bem maranhense, com sotaque nativo, diferente da batida apressada e nervosa que se verifica atualmente nas apresentações da Passarela do Samba, em São Luís. 

Aí existe a presença do sotaque maranhense, algo a ser preservado, com o devido estímulo a esses grupos que ainda produzem uma sonoridade ímpar. Essa batida será levada em São Simão ao longo deste final de semana. No ano passado, São Simão recebeu a visita de varios grupos e realizou um grande arrastão carnavalesco pelas ruas de São Simão. Neste ano, a dose vai se repetir.

O Lava Pratos de São Simão já é uma tradição de mais de 35 anos, e sempre atrai milhares de pessoas durante a sua realização, procurando priorizar as apresentações de grupos tradicionais da própria região, além das serestas e apresentações de grupos carnavalescos locais”. O Bis de São Simão teve como precursor seu Zé de Barros, que mais tarde foi sucedido pelo senhor Anilton Pedroso. Com o falecimento deste, a brincadeira foi adotada pela Associação dos Barraqueiros e a associação da Casa das Velhas.

Um comentário:

Unknown disse...

Bis de nenhuma coisa é coisa nenhuma.