BANNER

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Programa Reduz Problema de Moradia na Zona Rural de Santa Rita


Prefeito Hilton Gonçalo e uma moradora de Santa Rita
Um programa social de habitação popular desenvolvido desde o ano de 2005 pela Prefeitura de Santa Rita através da Secretaria Municipal de Habitação, já contribui na redução de aproximadamente 75% do déficit habitacional existente no município. Desde que foi implantado o programa denominado Nossa-Casa, que prioriza famílias que não possuem moradia já construiu cerca de 3.000 casas populares, sua maioria em comunidades rurais e em bairros da periferia da cidade. 


Beneficiando aproximadamente nove mil famílias, consideradas de baixa renda e que não possuíam moradia digna. Em 2012, segundo informou o próprio prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo de Souza, o programa atingiu sua meta desejada. Esse programa social de habitação é pioneiro no Estado do Maranhão, haja visto que a construção dessas habitações são construídas com recursos próprios da prefeitura. Convém ressaltar que alguns povoados já tiveram o déficit habitacional zerado. Atingindo desta forma famílias de baixa renda que ainda não tinham sido contempladas com as ações do programa em suas comunidades de origem. 

De acordo com Hilton Gonçalo, a meta do seu governo sempre foi construir o maior número de habitações (casas populares) no município. O programa Nossa-Casa foi idealizada dada a necessidade da construção de casas populares tanto na sede quanto em comunidades rurais, uma vez que o município tinha um grande índice de famílias que não possuíam uma moradia digna. 

Com a implantação do Programa Nossa Casa e da Secretaria de habitação, Santa Rita se destaca atualmente como uma das cidades do interior do Estado que jamais construiu unidades habitacionais. Além do “Nossa Casa” o município também foi contemplado com a construção de casas populares, por meio de convênios estabelecidos entre o Governo Federal e Associações Comunitárias. 

Em contato com o Prefeito Hilton Gonçalo disse que o grande sucesso do Programa Habitacional Nossa Casa, só foi possível porque houve um esforço concentrado e a boa vontade do Governo Municipal. “Era preciso fazer com que as pessoas de baixa renda pudessem usufruir de uma moradia digna com conforto, segurança e acima de tudo proporcionando a melhoria da qualidade de vida dessa gente – disse o gestor.”

Nenhum comentário: