O Boi de Morros foi destaque na última quinta (22) na Praça Navona, em Roma, Itália. O grupo maranhense foi levado por iniciativa da Embratur para representar o São João do Nordeste em evento de promoção do turismo brasileiro em terras estrangeiras.
Para Flávio Dino, presidente da Embratur, é necessário fortalecer as festas juninas como uma grande marca cultural do Brasil no exterior e a Copa de 2014 será o grande marco para este conjunto de ações.
A apresentação do Boi de Morros do Maranhão na Praça Navona chamou a atenção não só dos italianos, mas também de turistas de vários outros países que passavam pelo local na última quinta-feira.
O grupo de bumba-meu-boi foi levado à Europa numa ação promovida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) que iniciou uma campanha de divulgação das festas juninas brasileiras no mercado internacional.
“A autenticidade do folclore brasileiro, especialmente de grupos de bumba-meu-boi, surpreendeu os europeus”, conta Delma de Andrade, coordenadora de Produtos e Destinos da Embratur.
A programação, que aconteceu em um restaurante da Praça Navona, foi voltada para operadores de turismo, jornalistas e público final. Além do grupo do Maranhão, a ação também contou com exposições sobre as principais manifestações culturais que ocorrem durante o mês de junho no Brasil. Foi servido um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de carreteiro, entre outros.
Essa foi a primeira edição do programa “Vivência Brasileira” que pretende associar os festejos juninos à imagem do Brasil no exterior. “Queremos aproveitar o fato de que a Copa do Mundo de Futebol acontece exatamente na época das festas juninas para agregar mais um elemento forte da nossa cultura ao imaginário mundial. O turista que vier para a Copa poderá também se interessar e prestigiar nossa cultura, tão rica e genuína”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Para promover e divulgar as festas juninas no cenário internacional, a Embratur lançará um edital de chamamento público no valor de R$ 3 milhões para que estados e municípios apresentem projetos de divulgação das festas juninas. O objetivo é transformar as festas juninas em um ícone da cultura brasileira no exterior.
Além disso, o Instituto também está organizando uma série de ações de marketing, comunicação digital e participação dos estados das regiões Norte e Nordeste em feiras internacionais para promoção dos festejos típicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário