BANNER

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Capacitação para manipulação de alimento é realizado pela SEMED em Rosário

As constantes transformações no cenário escolar vem gerando novos hábitos alimentares e demandando mudanças no perfil dos alunos. A concorrência crescente oferece aos alunos inúmeras possibilidades de escolha, tornando-os muito mais exigentes e questionadores na hora da escolha alimentar.

Deve, portanto, utilizar com crítica e criatividade, técnicas de manipulação de alimentos adequadas à nova realidade dos alunos da rede municipal de ensino.

Visando a boa alimentação nas escola a Prefeitura de Municipal de Rosário, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), realizou ás 09h00min desta terça-feira (20), um capacitação sobre manipulação de alimentos.

As orientações de manipulação aconteceu no prédio da igreja evangélica Batista Nacional, situada na rua Eurico Macedo, que contou com a presença da prefeita Irlahi Moraes, Secretário de Educação, Joaquim Neto, o coordenador pedagógico, Samuel Falcão e outras autoridades municipais. Durante todo o dia agentes operacional de serviços diversos (AOSD) da rede municipal de ensino puderam conhecer as novas formas correta de manipulações de alimentos no recinto escolar.
A palestra foi feita pela nutricionista, Liliane Castro, que mostrou as técnicas e conhecimentos, como: Como comprar, como conservar, que cuidados tomar, o que são alimentos perecíveis e não perecíveis, laticínios, cuidados na compra de alimentos, informações sobre embalagem, data de validade, observar os vegetais, embalagem violada ou inadequada, alimentos congelados e refrigerados, carnes, frangos, peixes e outros. 

A capacitação visa quanto aos procedimentos corretos para a manipulação de alimentos, como orientações sobre higiene são essenciais na manipulação de alimentos, com o propósito de diminuir e prevenir riscos à saúde dos alunos. Durante a capacitação foi entregue a cada AOSD um kit contendo avental, luvas, touca, bloco de rascunho, cartilha, foldem e caneta. 

O secretário de educação, Joaquim Neto, “agradeceu ajuda e o desempenho que os AOSD vem desenvolvendo durante os oito primeiros meses de gestão; destacou inda que a merenda escolar vai poder chegar com mais rapidez nos povoados mais distantes, com a aquisição de um veículo 0km modelo 4x4, que servirá exclusivamente para atendimento a secretaria de educação''. Joaquim aproveitou o espaço para anunciar a reinauguração da nova instalações de ensino no povoado Itamirim. 

Temos quer ter a preocupação de cuidar bem de nosso alunos, por quer só com uma boa educação escolar, podemos sair da pobreza e da miséria, sem essa (educação) não se chega a lugar nenhum, nós pais, professores e gestores temos a obrigação de deixar uma boa educação a todos alunos”, discursou a prefeita Irlahi.

Nenhum comentário: