BANNER

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Uma concorrente para a Titara

Nesta quinta-feira, 02 de junho de 2016, às 9h, começou uma nova era de compromisso socioambiental no Estado.

A Maxtec Serviços Gerais e Manutenção Industrial e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) inauguraram o primeiro Centro de Tratamento de Resíduos do Maranhão (CTR), situado na Avenida Engenheiro Emiliano Macieira, BR 135, N° 19, Km 19, no Itaqui Pedrinhas, em São Luís. O diretor da Maxtec, Rogerio Albino, explica os processos de gerenciamento completo que o CTR realizará em 2016 e as vantagens estratégicas à população, empresas e meio ambiente.

O primeiro processo da empresa é o de tratamento térmico, que é a incineração de resíduos. Trataremos resíduos perigosos oriundos de hospitais, indústrias que geram estopas contaminadas por graxas, óleos, tintas, etc. Resíduos que não podem ser descartados facilmente, que contamina com muita rapidez o lençol freático e podem provocar danos muitos grandes à natureza.

- Por decisão da Justiça a Prefeitura de São Luís foi impossibilitada de utilizar o aterro da Ribeira. Com isso, todo lixo de São Luís está sendo depositado a 60 km de Rosário, indo pela BR 135, que enfrenta sérios problemas de trânsito. O segundo processo, transbordo de lixo comum, que deve entrar em operação em 60 dias atenderá os grandes geradores de resíduos instalados na grande ilha. Com isso as prefeituras deixarão de coletar nessas empresas que geram quantidade excessiva de resíduos (construtoras, indústrias, comercio, etc) reduzindo o custo dos contratos de coleta de lixo, haja vista que o CTR atenderá esses grandes geradores.

Todo o processo de incineração no CTR é automatizado, garantindo controle e análise em tempo real do processo, sem impacto ao meio ambiente, informa o diretor da Maxtec, Rogério Albino.

Através de softwares modernos, toda a administração ambiental, valoração e rastreabilidade dos resíduos são possíveis de acompanhar em tempo real. O equipamento do CTR foi todo concebido e produzido no Estado do Maranhão, agregando valor para os profissionais, fornecedores e colaboradores de todo o processo de trabalho.

O CTR trabalha com a mais avançada tecnologia, com características únicas, garantido os melhores resultados no processo de queima de resíduos e gases. O processo de incineração se dá através do tratamento térmico, com temperatura mínima de 800°C. Todo o processo é monitorado de forma continua, podendo suas taxas de emissão ser acompanhadas em tempo real pelas agências reguladoras e pelos clientes. O incinerador possui licença para tratar todas as categorias de resíduos e sem impacto.

Caso o município de São Luís destine seu lixo para a central da Maxtec, A Titata diminui a receita, o município deixa de arrecardar, o desemprego aumenta e mau cheiro também.

Nenhum comentário: