BANNER

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Novo Fórum de Rosário está à meses sem Juiz titular, e processos acumulam!

Curta a página do Blog no Facebook

O novo fórum de Rosário que contava a 2 anos com duas varas judiciais, tinha como juízes, Andréa Cysne, que foi promovida ao cargo de juiz auxiliar de entrância final em outrubro e a juíza Rosângela dos Prazeres, que tem dentre 15 anos de profissão, 9 anos foi prestando seus serviços em Rosário; ano passado a magistrada foi promovida a juíza auxiliar de entrância final, na Comarca da Ilha.

O novo fórum foi entregue pelo Tribunal de Justiça do Estado, com comarca de entrância intermediária, no dia 4 de setembro vem sofrendo diversas dificuldades em ter um ou dois juízes titulares presentes na comarca, que dica de passagem é uma das mais requisitadas da região. 

A placa de inauguração que foi descerrada pelo presidente da Corte, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha, era para anunciava uma nova era no poder judiciário em Rosário, mas pelo visto até nos últimos meses não vem funcionado. 

Durante os pronunciamentos das autoridades apresentava-se um fórum moderno compatível com os demais no país, com salas amplas, auditório, conforto para funcionário e visitantes, até o momento apenas isto. Foi anunciado um fórum, permanente, com juízes que fariam o dever de cumprir a lei, e que insistentemente lutariam para desabarrotar os processos acumulados em Rosário e outros municípios.

O fórum que fica a 55 km de São Luis e serve de placa de boas vindas para o município, teve um gasto de Orçada em R$ 1.246.054,75, a obra foi iniciada em junho de 2011 e está em um terreno de 4.230 m², o novo fórum de Rosário possui cerca de 915 m² de área construída, com duas varas judiciais, salão do Júri e amplo estacionamento. 

Com a falta de titular na comarca a situações de presos de justiça, podem fica sem data definida de decisão de sentença, o que acarreta o sistema penitenciário, um outro fator é que a comarca possivelmente não cumprirá seu júri popular nos próximos meses. Além dos processos dos presos, são analisados também os processos de improbidade administrativa contra atuais e ex- gestores.

Nenhum comentário: