Trabalhar de forma preventiva, fortalecendo a saúde básica no município, tem sido uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Bacabeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A partir de investimentos sistemáticos, o município conta hoje com uma rede de saúde completamente equipada, com oferta de exames diagnósticos e consultas com maior celeridade para toda a população.
Na sede do município, o serviço passou a ser de referência, com a manutenção do centro com funcionamento 24 horas, disponibilizando equipe médica, enfermeiros e técnicos para atendimentos em diversas áreas. Além disso, foram implantados em todos os postos consultórios odontológicos e três unidades básicas de saúde foram reformadas e ampliadas para atendimento pontual à demanda dos povoados de Vidél, Gameleira e Rancho Papouco, beneficiando centenas de moradores.
Descentralização – Atendendo a uma política de descentralização dos serviços na rede municipal, além das melhorias no Centro de Saúde da Sede, a atual gestão estendeu ao centro de saúde do distrito de Peri de Baixo os serviços especializados em pediatria, cardiologia, ginecologia e oftalmologista, dentre outros. “No momento que descentralizamos o atendimento aos pacientes, conseguimos desafogar o centro de saúde da sede do município e demais postos. Consequentemente, o atendimento é realizado com mais rapidez pelos nossos profissionais, que passaram inclusive a dedicar um tempo maior aos pacientes durante as consultas”, destacou o prefeito Alan Linhares.
Uma ambulância totalmente equipada já está a disposição 24h no Centro de Saúde de Peri de Baixo. Para este ano a prefeitura anuncia a ampliação do Centro Domar Brito Anceles da Sede , onde serão implantados um Centro Cirúrgico, uma Sala de Parto, aumento significativo de leitos, uma sala de fisioterapia e novos consultórios. O processo está em fase de licitação para que as obras sejam iniciadas. Uma nova unidade de saúde também será construída no povoado São Cristovão.
Saúde da Família - O município de Bacabeira possui atualmente 37 agentes de saúde, distribuídos em seis equipes que atuam no PSF, com a previsão de mais duas equipes que serão formadas este ano. Dentre as ações desenvolvidas, as equipes realizam a cada bimestre mutirões em todas as comunidades e povoados, oferecendo consultas preventivas e realização de testes de glicemia e HIV, além de verificação de pressão e aplicação de vacinas. O programa realiza também atendimentos por meio do “odontomóvel”, voltados para crianças, jovens e adultos em toda a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário