A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) do município de Rosário, realizou na manhã desta terça-feira (24), a caminhada do dia D em combate a febre aftosa.
A caminhada teve o objetivo de conscientizar a população e criadores de gado, sobre a vacinação do animal e sua comprovação no órgão competente.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão em Rosário é responsável pelo controle da vacina nos doze municípios que contemplam a regional. O evento teve o apoio da Agerp, da prefeitura de Rosário, secretárias municipais e de várias entidade ligado a governo municipal.
A caminha do dia D em combate a febre aftosa, saiu da praça do Coqueiro e percorreu as principais avenidas do município, finalizando na praça da Matriz.
- A febre aftosa é uma doença infecciosa – altamente contagiosa – que acomete animais como os bovinos, ovinos, caprinos e suínos. A enfermidade pode ser transmitida diretamente por meio do contato com animais enfermos, via secreções e excreções, bem como pelas vias aéreas (vírus aerotransportado); ou indiretamente por meio de objetos, veículos ou vestuários que estejam contaminados, e até mesmo pelas mãos de pessoas que lidaram com animais doentes.
Os principais sinais clínicos da doença são febre e aftas (vesículas) na boca ou nos pés de animais de casco fendido. Outros sinais da contaminação são: inquietação, salivação, babeira, dificuldade de mastigar e engolir alimentos e tremores, dentre outros.
A doença nos bovinos acarreta grandes perdas produtivas diretas, que podem chegar a 25% da produção de carne e leite, abortos e mortes (no caso de animais mais jovens), além de importantes perdas indiretas como a interrupção da comercialização da carne e derivados, e de animais vivos para o mercado internacional. A ocorrência da doença afeta enormemente a abertura dos mercados aos produtos de origem animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário