BANNER

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Teori nega pedido da defesa e Renan terá de depor pessoalmente à PF

Renan Calheiros
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki determinou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), terá que prestar depoimento presencial na Lava Jato. O ministro acolheu um parecer da Procuradoria-Geral da República defendendo a rejeição do pedido de Renan para que prestasse as explicações por escrito.

A Polícia Federal informou ao STF que está prestes a concluir um dos inquéritos que apura a suposta ligação do presidente do Senado com o esquema de corrupção da Petrobras.

Segundo relatório enviado pelo delegado Thiago Delabary, é justamente o depoimento do senador que falta para que as apurações deste inquérito sejam fechadas.

A linha de investigação avalia se Renan foi beneficiado de propina em acordo da Petrobras com a categoria dos práticos, os profissionais responsáveis por orientar os comandantes de navio a atracar nos portos. O delegado pediu ao STF mais 30 dias para a o encerramento do caso.

O depoimento não tem data marcada ainda. Esse será o segundo de Renan na Lava Jato. No ano passado, o senador afirmou em depoimento à Polícia Federal que não tem relação próxima ou que não conhece os principais personagens do esquema de corrupção na Petrobras.

Renan é investigado neste inquérito juntamente com o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE). As investigações começaram a partir das declarações do delator Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, para investigar as suspeitas de recebimento de propina da estatal que recaem sobre Aníbal e Renan.(FolhaPress)

Nenhum comentário: