BANNER

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Lombriga aumenta fertilidade das mulheres, diz estudo

A infecção por lombriga é uma das verminoses intestinais humanas mais disseminadas no mundo
Uma infecção causada por um conhecido verme parasita aumenta a fertilidade da mulher, afirmam cientistas.

Um estudo realizado com 986 índias na Amazônia boliviana concluiu que aquelas que tinham infecção permanente por Ascaris lumbricoides, ou lombriga, tiveram dois filhos a mais do que aquelas sem a doença. Também registraram menor tempo entre as gestações e a primeira gravidez em idade menor.

Em artigo publicado na revista especializada "Science", pesquisadores sugerem que o parasita, que pode alcançar até 36 cm de comprimento, altera o sistema imunológico para facilitar a gravidez. Assim como os fetos, os parasitas são considerados intrusos por esse sistema, e estimulam estratégias de tolerância imunológica para não serem atacados pelo próprio organismo.

Os resultados da investigação podem levar a novos medicamentos usados em tratamentos de infertilidade, concluem. Em média, as famílias das mulheres da etnia tsimané possuem nove crianças. E cerca de 70% da população possui infecção provocada por vermes parasitas.

Cerca de um terço da população mundial também vive com tais infecções. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas possuam doenças causadas por vermes intestinais, sobretudo em áreas com más condições sanitárias.

Efeito oposto - Mas enquanto o Ascaris lumbricoides elevou a fertilidade no estudo, que levou nove anos, outros vermes nematódeos, como os causadores da ancilostomose (ou amarelão), causaram o efeito oposto - três filhos a menos ao longo da vida.

Um dos autores do estudo, Aaron Blackwell, da Universidade da Califórnia Santa Bárbara, disse que os efeitos identificados são "inesperadamente grandes". Segundo ele, o sistema imunológico da mulher muda naturalmente durante a gravidez, para evitar a rejeição ao feto, e algo semelhante ocorre na presença da lombriga.

"Acreditamos que os efeitos que notamos provavelmente se devem a essas infecções alterando o sistema imunológico das mulheres, de modo a torná-las mais.
James Gallagher
Editor de Saúde da BBC News

Um comentário:

Unknown disse...

Rsrsrsrsr... Revista séria, mas não acredito nesses estudos enviesados.
Foi estudada uma população muito pequena e uma única etnia com hábitos diferentes - muita coisa tem que ser levado em conta.

Uma coisa é certa, os vermes citados acima ainda expoliam a maior parte de nossas crianças e ainda é causa causa comum de óbito por anemia aguda e obstrução intestinal.