BANNER

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

População de Bacabeira e Governo do Estado discutem cursos técnicos que serão ofertados pelo IEMA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) promoveu, na última quinta-feira (26), em Bacabeira, audiência pública para definir os cursos oferecidos pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no município. O debate, realizado no Salão de Convenções do Centro de Capacitação Ruy Barbosa, contou com a participação do secretário, Bira do Pindaré, do prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, de vereadores, secretários municipais, estudantes do Ensino Médio e Fundamental da cidade e sociedade civil.

Os cursos técnicos que serão ofertados de forma integrada aos alunos que saírem do 9º ano do Ensino Fundamental são, Técnico em Logística, Técnico Agropecuário e Técnico Administrativo. Durante a audiência, foi sugerida a especialização na área da Mineração. A escolha dos cursos foi baseada em rodadas de diálogos com a sociedade civil e pesquisas do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Em Bacabeira, o IEMA será instalado no prédio do Centro de Capacitação Ruy Barbosa. O local possui dez salas de aula, laboratórios para aulas práticas, auditório para 250 pessoas, refeitório e quadra poliesportiva. 

O secretário Bira do Pindaré destacou a sensibilidade e o empenho do prefeito Alan Linhares ao ceder o prédio para a instalação do IEMA. 

- “O prefeito Alan Linhares garantiu condições objetivas e facilitadoras de aproveitamento do prédio já existente para funcionamento dessa unidade. O Centro de Capacitação Ruy Barbosa é um edifício completamente adequado para o estudo em tempo integral”, ressaltou.

O prefeito Alan Linhares agradeceu o Governo do Estado por ter contemplado o município com o projeto de implantação do Instituto que, segundo ele, vai promover a formação profissional de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos locais e regionais. 

- “É algo extremamente importante para o desenvolvimento de Bacabeira, termos uma educação técnica integrada ao Ensino Médio em tempo integral. Incluir na grade curricular cursos técnicos e tecnológicos preparam os nossos jovens para o trabalho e cidadania”, afirmou o gestor municipal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo editor, venho respeitosamente me dirigir a vossa senhoria a fim de que possa me tirar uma dúvida,pois, sei que és fiel escudeiro e assessor de comunicação da prefeita Irlahi. No povoado Prata está sendo construída uma praça que pelo que vemos é pela prefeitura, ao mesmo tempo que a empresa que está lá é a JCA do seu irmão o juiz Magno Linhares que nos 4 cantos da cidade urge está brigado com ela. Bem, se eles estão brigados, porque sua empresa presta serviços em diversas locais para prefeitura? Será que ele está usando Willame sem votos como laranja? Será que no fritar dos ovos ele vai ser vive dela? Responda por favor!