BANNER

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Criança com suspeita de Microcefalia em Humberto de Campos


O nascimento de uma criança no hospital Elba Ribeiro Fonseca no município de Humberto de Campos, distante 110 km de Rosário vem chamando a atenção da população, funcionários e da secretária de Saúde do município.

A criança teria nascido na madrugada desta segunda-feira (30) e continua em observação em uma das enfermarias do hospital municipal. O criança recém nascida nesta madrugada é do sexo feminino com aproximadamente 28 cm de perímetro cefálico.

Ainda segundo informações da mãe a mesma teria adquirido dengue, mas que não sabia diferenciar a dengue do vírus do Zica. A vigilância de saúde do Estado foi informada do caso e estaria enviando uma equipe para avaliar o caso. 

No Estado - É “preocupante” o número de crianças nascidas com microcefalia no Maranhão nos ultimos meses. 16 casos foram registrados no Maranhão, três mães tiveram Zika Vírus durante a gestação, duas em São Luís e uma em Dom Pedro. O secretário estadual de saúde pública, Marcos Pacheco, reuniu a imprensa na tarde desta segunda-feira (30) para tratar do assunto.

- A anomalia é uma má formação congênita, em que o cérebro do feto não se desenvolve de maneira adequada, nascendo com perímetro cefálico (PC) menor que 33 cm.

A principal suspeita é de que os casos estejam relacionados à contaminação pelo zica vírus durante a gestação. A doença tem sintomas semelhantes à dengue e à chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Sem confirmação, ainda não se sabe se a anomalia é decorrência do próprio vírus ou do uso de medicamentos usados para o tratamento dos sintomas causados pela doença.
Da redação/Diário de Rosário

Nenhum comentário: