BANNER

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Morte do Boi de Barbosa acontece neste fim de semana


Neste fim de semana, o Bumba-meu-boi de Barbosa, também conhecido como Novinho Branco ou Novinho Branco Original, o seu ritual de esconderijo e morte. O boi de Barbosa é um dos principais representantes do sotaque de orquestra tradicional, neste ano de 2015, o boi completou 60 anos em atividade.

Apesar de não ser o primeiro, o destino e a continuidade de um belo trabalho iniciado pelos saudosos "Seu Barbosa" e o seu pai, dão a brincadeira o titulo de o mais antigo Bumba-meu-boi de Sotaque de Orquestra em funcionamento.

Com sede na Rua Estefânio Saldanha em Rosário, mantido pela família Barbosa e uma legião de amigos, entre profissionais e amantes da cultura, a Associação Folclórica Rosariense do Bumba-meu-boi de Barbosa consegue a cada ano se reinventar sem perder as referências da originalidade que tanto defende e que se tornou um orgulho dos rosarienses, tendo em vista a atual divisão do sotaque de orquestra em tradicional e o novo (universitário, como é chamado por alguns).

A programação inicia na sexta-feira (20) com a apresentação e em seguida deve se esconder. No sábado (21) o boi volta para o ritual de morte. Em seguida acontece a festa de São Gonçalo, no bairro Paraíso em Rosário.

Nenhum comentário: