BANNER

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Turquia derruba avião militar russo na fronteira da Síria

O Ministério de Defesa da Rússia afirmou que jatos F16 da Turquia derrubaram um avião militar de nacionalidade russa perto da fronteira com a Síria. A aeronave era um jato SU-24, informaram fontes russas. De acordo com fontes presidenciais turcas, a força aérea agiu de acordo com as regras de violação do espaço aéreo. As autoridades de Defesa da Rússia negam qualquer infração e disseram que o avião não violou o território da Turquia.

"Hoje, em território sírio, aparentemente como resultado de tiros do solo, um SU-24 com tripulação russa na República Árabe da Síria foi derrubado", afirmou o Ministério de Defesa da Rússia em comunicado, acrescentando que O avião voava na altura de 6 mil metros. "Durante toda a duração do voo, a aeronave estava exclusivamente em território sírio. Isso foi registrado em sistemas de monitoramento confiáveis".

O órgão do governo russo afirmou que os pilotos dos jatos ejetaram e saltaram de paraquedas até o solo e helicópteros estão realizando buscas na região do acidente. Ainda não é certo o que aconteceu com a tripulação, mas a rede de TV CNN-Turk afirma que um dos pilotos do avião foi capturado por rebeldes sírios que combatem o presidente Bashar al-Assad.

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu se reuniu com o chefe do Exército, general Hulusi Akar, e o ministro das Relações Exteriores, Feridun Sinirlioglu, e decidiu levar a questão ante a Otan, da qual é integrante, a ONU.

"O ministério de Relações Exteriores levará as iniciativas necessárias ante a Otan e a ONU, a nível dos países interessados, seguindo instruções do primeiro-ministro", informou o governo em comunicado.

Imagens registradas pela emissora turca privada Haberturk TV mostram um avião caindo em chamas em uma área arborizada. O avião caiu em uma região conhecida como "Montanhas Turkmen" no norte da Síria perto da fronteira com a Turquia, informou a emissora.
Globo.com

Nenhum comentário: