BANNER

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bloqueio em estrada impede cumprimento de mandado judicial em Rosário

Curta a página do Blog no Facebook

Marcado para a manhã desta terça-feira (22) ás 08h30min o mandado de reintegração de posse de um morador do povoado Boa Vista, resultou em verdeiro clima tenso entre moradores e a justiça de Rosário. 

Informado por meio de um oficial de Justiça, o mandado solicitava a saída do Sr. Nelson Pinheiro Nunes em 30 dias da área onde vive, que segundo o requerente está situada no território da fazenda conhecida como Taguará. 

O povoado onde situa-se a fazenda é denominada pelo INCRA com terra quilombolas ou seja protegida por lei; aflitos e nevosos com a situação moradores decidiram fechar a principal entrada da acesso ao povoado e as industrias de cerâmica que abastece a cidade e a capital São Luis.

Os moradores tomaram essa decisão após temer que aconteça com eles o mesmo que está acontecendo com Sr. Nelson Nunes.  

Um advogado foi constituído pela associação de moradores na tentativa de suspender o mandado e resolver a situação, que segundo os moradores só irão liberar o acesso quando for suspenso o mandado de reintegração.

Os vereadores Carlos do Remédio, Kiko e Pedrosa Filho - Necó (que não está presente, mas que deu total apoio), juntamente com o secretario da igualdade Racial de Rosário, Odilon Silva, estiveram pela manhã no local, conversando com os moradores no sentido de encontrar uma solução pacifica para o problema, pois segundo os moradores, não desocuparão a área.

O vereador Carlos do Remédio defendeu e deu total assistência durante todo o dia de ontem e a manhã de hoje no local da interdição. O vereador Carlos buscou dentro da forma da lei ouvir as partes, buscando assim resolver o problema causado aos moradores do povoado, o objetivo era resolver as coisa da melhor forma possível.

"Sabemos da problemática que é a questão da regularização fundiária , principalmente as tituladas como sendo áreas remanescentes de quilombos, entendemos que grande parte desse problemas se deve ao INCRA, que não toma uma postura definitiva no cumprimento do seu papel." Relatou o secretario da igualdade Racial, Odilon Silva. Vários caminhões estão parados na estrada, esperando a liberação do acesso.

Mais informações a qualquer momento...

Nenhum comentário: