BANNER

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Humberto de Campos, Icatu e Primeira Cruz produzirá Ostra de mangue

Curta a página do Blog no Facebook

Os municípios maranhenses de Primeira Cruz, Icatu e Humberto de Campos será o os primeiros a implantar áreas aquícolas para a produção de ostra de mangue. O anuncio foi feito a governadora Roseana Sarney pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, durante encontro, no u timo sábado (19), no Pala cio dos Leões, em São Luís. Depois, no audito rio Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão, o ministro e o vice-governador Washington Luiz Oliveira assinaram o termo de criança o dos parques aquícolas. “Essa parceria vai incrementar ainda mais o desenvolvimento do setor no Maranhão. 

O estado tem um grande potencial e o governo tem trabalhado para incentivar pescadores e produtores com ações como o programa Viva Aquicultura”, destacou a governadora referindo-se a iniciativa cuja meta e distribuir, ate o final deste ano, 60 toneladas de ração de engorda para peixes ate o final do ano, beneficiando 40 municípios que tradicionalmente trabalham com a pesca. “O Maranha o vai receber grande apoio para aumentar sua produção pesqueira”, declarou o ministro Crivella. 

Ele destacou o potencial maranhense para pesca e anunciou que outros benefícios esta o assegurados. “A partir de janeiro, iniciaremos, pelo Maranhão, a proposta de consorciar a produção de peixes com o plantio de arroz, algodão, entre outros grãos, a partir da implantação de tanques”, anunciou. 

Ele disse que a iniciativa está prevista na Lei Matopiba, que reconhece como nova fronteira agrícola brasileira os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Presentes ao encontro no Palácio dos Leões, o deputado federal e presidente da Comissa o de Pesca e Aquicultura na Câmara, Cleber Verde; o secreta rio de Estado de Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin de Sousa; o superintendente federal da Pesca e Aquicultura, Junior Verde, entre outras autoridades. 

A solenidade na AL, foi prestigiada pelo presidente da Federação dos Municípios Maranhenses (Famem), Gil Cutrim; superintendente do Patrimônio da União, Jorge Luis Pinto; representante da Assembleia Legislativa, Mercial Arruda; além de prefeitos, pescadores, lideranças comunitárias. 

De acordo com o secretario Dayvson Franklin de Sousa, o Maranha o produz, atualmente, 32.525,7 t/ano de pescado provenientes da aquicultura. Com a implantação dos parques aquícolas Primeira Cruz, Icatu e Humberto de Campos será possível produzir em uma a rea de 162,80 hectares de lamina d’ água 6.837,6 t/ano de ostra de mangue.

Nenhum comentário: