BANNER

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projeto implantado em Rosário promete acabar com o Analfabetismo

Com o objetivo de erradicar o analfabetismo, 130 professores da rede municipal de ensino de Rosário, participaram de um seminário, no auditório da secretaria municipal de educação, para tratar da implantação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, esse programa é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. 

Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Para o bom desempenho do programa foram estabelecidos quatro eixos de atuação: Materiais – jogos, kits de literatura e livros adquiridos pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).

Formação continuada para professoras. 
Avaliação- Avaliações externas, provinha Brasil, avaliação na Alfabetização (ANA)

Gestão

“ O município só vai bem, se a educação do município estiver bem, e pra isso, é preciso que a partir do ano que vem, todos que precisam estudar de zero a 70 anos estejam na sala de aula, ai recai sobre nós, a responsabilidade de buscar recursos e proporcionar condições dignas, para que nossos profissionais possam desempenhar um trabalho de mais qualidade.” Relatou a prefeita de Rosário Irlahi Linhares Moraes

Cada professor que participa do programa, além de todo o material didático necessário, ainda recebera uma bolsa mensal de 200 reais, pagos pelo governo federal.

Nenhum comentário: