BANNER

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Moradores pedem ao INCRA, a regularização das terras do povoado Boa Vista


O Secretário Municipal da Igualdade Racial Odilon Silva, do representante do poder Legislativo municipal Carlos Alberto Serra da Costa (Carlos do Remédio), estiveram fazendo uma visita ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em São Luís, onde foram recebidos pela Superintendente Substituta, Drª. Fátima Passos, juntamente com ouvidor Geral Dr. Paulo Sabbá.

Os moradores agendaram visita como o INCRA após protestar contra a decisão do poder Judiciário, que determina a reintegração de posse das terras do povoado Boa Vista, localizado ha 5 km da sede do Município de Rosário, representantes da comunidade, acompanhados pelo 

O objetivo principal da visita foi pedir celeridade aos processos de regularização fundiária no município de Rosário, principalmente a regularização das terras do povoado Boa Vista que já está considerada zona de conflito.

O principal problema debatido na reunião foi a intervenção da justiça com o pedido de reintegração de posse em favor de empresários das indústrias ceramista e de mineração.

Segundo os moradores, os grandes responsáveis pelo conflito são as indústrias que tentam expulsar a comunidade, devido ao crescimento de suas atividades industriais, necessitando de cada vez mais espaço.

“Essa comunidade tem um grande valor histórico e cultural para todo o estado do Maranhão, pois essa comunidade é auto definida e certificada pela Fundação Cultural Palmares, como sendo terras de reminiscência quilombola, isso quer dizer que a história do nosso município passa por essas terras, até o forte de Vera Cruz está ameaçado pela voracidade da indústria, que avança sem respeitar códigos, legislação, fatos históricos e culturais”. Relatou o secretário Odilon Silva.

O Ouvidor do INCRA Paulo Sabbá, falou que o primeiro passo, é trazer o problema para a competência da união, para que seja acompanhado de perto toda a situação vivida pelos moradores, e que todos os moradores permaneçam unidos no propósito de regularizar toda essa área, que faz parte da historia do município.

Nenhum comentário: