Auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) na Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes, a partir de demanda externa, entre novembro de 2007 a novembro de 2013, constatou dano ao Erário Público da ordem de R$ 4.851.757,90 (quatro milhões, oitocentos e cinquenta e um mil, setecentos e cinquenta e sete reais e noventa centavos) na execução de diversos programas federais dos Ministérios da Saúde, Educação, Esporte e Cidades.
Gastos sem comprovação documental, pagamento sem comprovação da execução de obra e serviços contratados além de superfaturamento em contratos de locação de veículos, segundo o CGU, fazem parte esquema de fraude em licitações envolvendo a Prefeitura e três empresas: a Fernandes Construções Ltda, Empreendimento Bomjardinense Ltda e Brasil Locação e Serviços Limpeza Ltda.
Foram encontradas diversas irregularidades que devem ganhar desdobramento na Justiça e na Polícia. Além disso, é provável que a CGU encaminhe à Polícia Federal e ao Ministério Público, para as providências nas áreas cível e penal, os documentos que mostram o esquema de utilização de empresas de fachadas montado para fraudar a aplicação de recursos destinados à realização de obras e serviços financiados com recursos do Governo Federal.
O município de Santo Antônio dos Lopes é administrado pelo prefeito Eunélio Mendonça, esposo da deputada Ana do Gás (PRB). Em 2014, quando disputou seu primeiro mandato eletivo, a primeira-dama do município teve uma campanha que chegou a ser considerada uma das mais caras do Estado.
O volume de recursos injetado na campanha foi tão grande que, após a eleição, a própria deputada chegou a ser acionada na Justiça Eleitoral por suposto abuso de poder econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário