BANNER

sábado, 7 de novembro de 2015

Governo lança Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) em Santa Rita

Curta a página do Blog no Facebook

Milhares de beneficiários do bolsa família no município de Santa Rita estiveram presente no Centro de Convenções para acompanhar o lançamento oficial e regional do programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), uma especie de decimo terceiro do beneficio social.

A diferença entre "O Mais Bolsa Família" do governo do estado Maranhão, é que o valor recebido sera para aquisição apenas de material destinado a educação do aluno. O valor debitado em cartão será de 46 reais por filho, comprovado mediante frequência escolar.   

A solenidade contou com a participação também do secretário de Estado de Desenvolvimento Social Neto Evangelista, prefeito de Santa Rita Tim Ribeiro, prefeito de Bacabeira Alan Linhares, secretária municipal de assistência social Tatiana Dias, secretária municipal de educação, Raimunda Nilza, secretária municipal de educação de Cachoeira grande Marines Dutra, secretária municipal de assistência social de Axixá Eliana Lacerda, professores, vereadores Ivo Gomes, Joãozito Vieira, Jackson do Fogoso entre outros.

O Governo do Maranhão investirá R$ 72 milhões por ano no Programa ‘Bolsa Escola (Mais Bolsa Família)’, que atenderá a estudantes de 4 anos a 17 anos. O programa instituído pelo governador Flávio Dino fará a transferência de subsídio equivalente a uma parcela mensal do repasse realizado pelo governo federal às famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Com o repasse, crianças e adolescentes da rede pública de ensino de todos os 217 municípios serão beneficiadas diretamente com recursos para a compra de material escolar no início do ano letivo. 

Sobre isso, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, contou no centro de convenções em Santa Rita como será a implantação do programa lançado e quais as outras ações da secretaria que impactarão diretamente na elevação dos indicadores sociais do Maranhão.

– O ‘Bolsa Escola (Mais Bolsa Família)’ foi planejado como um benefício de complementação de renda, mas com uma finalidade definida: a aquisição de material escolar. Com isso, articulamos para que toda a regulamentação do programa viabilizasse, de forma efetiva, a função social e específica a que o programa se propõe. 

Para tanto, o primeiro passo foi repassar o recurso por meio de um cartão de débito, que não permite o saque por parte do beneficiário. Para fortalecer ainda mais o cumprimento do objetivo do programa, a própria secretaria vai fazer o cadastramento de todos os estabelecimentos comerciais. 

Deste modo, garantimos que o recurso seja utilizado para aquisição de materiais escolares e, melhor ainda, que toda a verba investida no Programa gire na economia do próprio município. Segundo Neto Evangelista a lista dos aptos a receber o beneficio sera divulgada até o dia 15 de dezembro, tendo mais 15 dias para os cartões chegarem ao destinatários (beneficiários).

A previsão para efetuar a compra do material escolar para os alunos é para o dia 10 de janeiro de 2016, em pontos comercial devidamente cadastrados e identificados com um selo, que sera distribuído pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social.
Da redação/Diário de Rosário

Nenhum comentário: