BANNER

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Quilombolas mantêm bloqueada estrada de Ferro em Santa Rita

Justiça determinou desobstrução da via em até 24 horas

Desde a última terça-feira (23) comunidades quilombolas interditam o Km 80 da Estrada de Ferro Carajás (EFC), nas proximidades do povoado Santa Helena, em Santa Rita, Maranhão. Os manifestantes protestam pela posse definitiva da região. A Justiça determinou desobstrução da via em até 24 horas.

Os trens de carga da Empresa Vale funcionaram normalmente na quarta-feira (24), sendo paralisados na quinta (25). Diariamente, os trens transportam, em média, 1.300 passageiros, cortando quatro cidades do Pará e 23 municípios do Maranhão.

A Vale informa que as operações do trem de carga e passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) estão paralisadas. O trecho da ferrovia no Km 80, localizado próximo ao povoado de Monge Belo, no município de Santa Rita, foi ocupado por manifestantes no final da manhã da última terça-feira, 23/9. O protesto não é direcionado à Vale.

A Vale ratifica sua intenção de manter o canal de comunicação aberto com as comunidades, contudo acredita que qualquer ato público ou manifestação deve respeitar o Estado Democrático de Direito e o direito constitucional de ir e vir.

Um comentário:

rosario independente disse...

quilombolas e um punhados de desocupados querem as tradições,cultura e modo de vida dos seus antepassados,mas trabalhar como seus descendentes não,manter viva as lembranças so serve para receber beneficios publicos.