BANNER

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SEJAP leva ações assistenciais aos 80 internos do Presídio de Rosário

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP) deu início, no último final de semana, às atividades assistenciais de interiorização nas unidades prisionais do interior do Maranhão. O projeto, “Conhecimento estratégico - unidades do interior” oferecer ações sociais e de assistência aos detentos. O primeiro estabelecimento a ser contemplado foi a recém criada Penitenciária de Rosário, chamada de Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do município de Rosário.

Coordenado pela Secretaria Adjunta de Justiça (SAJU), a ação inclui visitas a unidade, a fim de alinhar, com a direção, as políticas de reinserção social destinadas aos apenados. Os trabalhos ocorreram com atividades de acolhimento, por meio dos quais são realizadas entrevistas, apresentações pessoais, registros fotográficos da unidade. A proposta é fazer um diagnóstico de cada estabelecimento para que sejam desenvolvidas ações específicas para a população carcerária.

Na ocasião, ainda foi feita uma oficina de matriz swot e categorização, ou seja, um momento onde se faz um levantamento dos pontos fortes, fracos, as ameaças e oportunidades existentes nos trabalhos desenvolvidos naquela unidade prisional. Após o momento, houve uma roda de terapia comunitária com custodiados, com a intenção de promover uma reflexão a cerca da vivência dentro e fora do ambiente carcerário. Ao final, foi feita uma avaliação das atividades.

Para o superintendente de Justiça, André Barreto, a iniciativa amplia as bases para a integração das unidades do interior. Na avaliação dele, a ação vem consolidar a política de humanização nos estabelecimentos carcerários. “O projeto intensifica as bases de integração das unidades, visando à consolidação operacional, e desta forma, contribuir para o esforço de humanização e eficiência na reintegração social dos apenados”, afirmou.

Ao todo, cerca de 80 internos foram beneficiados com o projeto. O diretor da UPR de Rosário, Renato Barros, falou que a iniciativa contribui com a padronização das atividades de reinserção social. “Cada unidade do interior estava adotando sua política de ressocialização. Com a execução desse projeto, teremos uma padronização dos processos de humanização do sistema”, contou.

Nenhum comentário: