BANNER

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Brasil tem domingo de protestos exigindo a saída da presidente Dilma

000_Mvd6707115.jpg
Mais de 265.000 brasileiros, muitos vestidos de verde e amarelo, exigiram nas ruas a saída da presidente Dilma Rousseff, fartos da tripla crise econômica, política e institucional que assombra o país.

Até agora a terceira grande manifestação contra o governo em seis meses parece ter reunido menor ou igual número de manifestantes que edições anteriores: um balanço do portal de notícias G1 baseado em números da polícia aponta que cerca de 265.000 pessoas marcharam em 101 cidades do Brasil, enquanto os organizadores estimam cerca de 405.000 manifestantes.

Mas estes números ainda não contabilizam a manifestação que tomou grande parte da avenida Paulista em São Paulo, com 11 milhões de habitantes.

Agitando bandeiras do Brasil ou vestidos com a camisa verde e amarela da seleção de futebol, os manifestantes cantaram o hino nacional, gritaram "Fora PT! Fora Dilma!" e levantaram cartazes que diziam "Não à corrupção".

"Vamos marchar até o fim. Até que a presidente saia do governo. Tem que sair definitivamente e deixar este país em paz e livre dessa máfia do Partido dos Trabalhadores", disse à AFP Patricia Soares, uma funcionária pública de 43 anos que marchava na capital brasileira.

Pela primeira vez, o senador e líder da oposição (PSDB, centro) Aécio Neves, que perdeu em outubro a eleição contra Dilma por uma margem de apenas 3%, participou dos protestos em Belo Horizonte (sudeste), vestido com uma camisa polo amarela.

Os manifestantes, em sua maioria de classe média e convocados por meio das redes sociais, esperavam superar o número dos protestos de março (entre um milhão e três milhões, segundo diferentes cálculos). Outro protesto em abril reuniu cerca de 600.000 pessoas.

Nenhum comentário: