BANNER

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Unidade Prisional de Rosário realiza mais uma Semana do Encarcerado


Foi aberta na manhã de segunda-feira (24) na Central de Custodia de Presos de Justiça (CCPJ) de Rosário, a XVI edição da semana do encarcerado, com tema “O Sistema Penitenciário Maranhense: os desafios de uma política estruturante e humanizado”. 

O evento, realizado pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciaria (SEJAP), vai se estender até sexta-feira, (28) com uma vasta programação, elaborada pela direção da Unidade Prisional de Ressocialização de Rosário (UPR) focado na promoção da humanização da pena.

A solenidade de abertura das atividades da XVI semana do encarcerado aconteceu no pátio da unidade e contou com a presença da Prefeita de Rosário Irlahi Moraes, o Diretor Geral da UPR, Paulo Adriano Abreu, a Secretária Adjunta de Educação Ana Rita Aragão, o Secretário de Esporte Ezequias Amorim, Dra Silvia Helena, representando a Supervisão de trabalho e renda da SEJAP, Sr. Tiago representando o SENAR, e os vereadores Sandro Marinho e Nazareno.

Vista anteriormente pela sociedade como um grande problema, por estar localizada dentro do perímetro urbano, a Unidade Prisional de Rosário vive hoje uma nova realidade, através de ações planejadas que ofertam aos apenados e egressos, dignidade e respeito como pessoa humana.

Durante toda a semana serão desenvolvidas várias atividades como arte em grafite, corte de cabelo, oficina de artesanato em gesso e palito, palestras e na sexta feira será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, um campeonato de futebol de areia.

Com apenas oito meses à frente da direção da UPR, Dr. Paulo Adriano vem desempenhando um excelente trabalho que vem sendo modelo de gestão para todo o Estado do Maranhão. 

Com total apoio da Prefeitura Municipal de Rosário, a unidade prisional hoje dispõe de uma sala de aula para a alfabetização dos presos, oficina de artesanato onde são produzidas peças decorativas em gesso e palito de picolé, alem de uma horta que produz vários tipos de hortaliças para o incremento da alimentação dos internos. Atualmente a unidade prisional esta com 96 internos, onde mais da metade desenvolve alguma atividade ocupacional na unidade.
Por: Joseias Lima

Nenhum comentário: