O início da Campanha "Outubro Rosa - esse mês tem um tom especial", que alerta à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos vários tipos de doenças cancerígenas foi tema de abertura da sessão desta terça-feira (04), na Câmara Municipal de Santa Rita.
O vereador presidente da câmara, Marcio Muniz, que trajava camisa rosa, destacou a importância da campanha para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de identificar e tratar o câncer não só em mulheres, como também em homens.
"O Outubro Rosa' foi organizado para chamar atenção das mulheres para a grande incidência do câncer de mama – daí a cor rosa. Porém, hoje o alerta serve para toda a forma de manifestação da doença. Os homens também são vítimas do câncer, principalmente o de próstata, simplesmente por não realizarem o exame de toque. Essa campanha é fundamental para alertar os moradores de Santa Rita e cidades vizinhas, que a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas", alertou Marcio Muniz.
Em apoio à causa, o vereador propôs que os parlamentares aderissem à campanha adotando traje rosa no plenário durante o mês de outubro. "O Outubro Rosa' merece nossa atenção, pois visa conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos.
Gostaria de sugerir aos colegas que, todos nós viéssemos vestidos com ao menos uma peça rosa para as sessões deste mês. Precisamos por fim a esse preconceito de que homem não pode usar rosa, que, aliás, é uma cor muito bonita. Vamos apoiar esta luta em favor da vida", apontou.
A CAMPANHA
O "Movimento Outubro Rosa" foi criado nos Estados Unidos na década de 90 e se espalhou pelo mundo. A iniciativa chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em tom rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo.
Palestras e eventos serão promovidos por profissionais da saúde, alertando sobre os cuidados com a saúde em praças, unidades de saúde e órgãos públicos de Santa Rita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário