BANNER

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Projeto Escola Modulada recebe apoio de funcionários da Vale


No ultimo sábado (1º) um grupo de amigos que trabalham no setor de Gerencia de Integridade e Energia da Companhia Vale do Rio Doce, esteve em Rosário visitando o projeto Escola Modulada, desenvolvido pelo Secretário Municipal de Educação Joaquim Neto.

O motivo da visita foi para dar apoio ao projeto, que esta sendo visto como o meio mais viável e rápido de erradicar as mais de mil escolas de taipas existentes no Maranhão.

Noticiadas em todo o Brasil, as escolas de taipas do Maranhão estão presentes em quase todos os municípios do estado, e retratam as péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos professores, que “tentam” desempenhar o seu papel de educador, sem ter ao seu dispor o mínimo de estrutura necessária para transmitir conhecimentos para aqueles que são o futuro do nosso país.

A escola modulada é um projeto arrojado e barato que vem chamando atenção de vários gestores de municípios Maranhenses e várias pessoas da nossa sociedade, que vêem no projeto, a valorização da educação e a melhoria da qualidade de vida das crianças da zona rural.

Foi isso que um grupo de amigos da Companhia Vale do Rio Doce viram na idéia, e em um gesto de amor e solidariedade, decidiram cooperar com o projeto, e fizeram a doação de materiais escolares e brinquedos para os alunos da escola da localidade de Centrinho, povoado que receberá a primeira escola modulada.

Alem do material escolar, foram entregues ao idealizador do projeto e Secretário de Educação Joaquim Neto, o projeto elétrico da Escola Modulada e o projeto sanitário dos banheiros, desenvolvidos pelos engenheiros da Companhia Vale do Rio Doce, que se responsabilizaram em fazer totalmente grátis, toda a parte elétrica e hidráulica das escolas que serão montadas em Rosário.

A entrega foi realizada na escola modelo montada na Praça Matriz e contou com a presença do Secretário de Educação, Joaquim Neto, Secretária adjunta Ana Rita Aragão, Secretário de Gabinete Alexandre Aquino alem de alunos e professores da escola de Centrinho.

Os doadores e apoiadores do projeto São: Jeferson Sousa, Antonio Benjamin, Elton John e Vanda vieira Sousa. Na ocasião, esteve presente também o Presidente do Consócio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC) Dilton Carvalho Ribeiro, que também aprovou o projeto, e se dispôs em ajudar e levar a idéia aos municípios que compõe o COMEFC.

Escola Modulada - Construída com placas e colunas pré moldadas de concreto, a Escola Modulada é constituída de uma sala de aula em formato de octógono, medindo 44 m2, refeitório, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, telhado ecológico e exaustor eólico.

A Construção de cada unidade leva apenas 20 dias para ficar totalmente pronta, com os custos de cada escola nesse modelo girando em torno de 35 mil Reais, e tem a capacidade de atender ate 25 alunos por turno. Em Rosário, a Prefeita Irlahi anunciou a extinção das escolas de taipas até julho de 2016, sendo que o município ainda possui 8 escolas de taipas, e dentro dessa meta, todas serão substituídas por Escolas Moduladas.
Por Joseias Lima

Nenhum comentário: