BANNER

terça-feira, 29 de março de 2016

Deputados cobram retomada da duplicação da BR-135 no Maranhão

Deputados cobram duplicação da BR-135 no Maranhão (Foto: De Jesus/O Estado/Arquivo)
Maurício Araya - G1 MA

Deputados estaduais usaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) nessa segunda-feira (28) para cobrar do governo federal a retomada das obras de duplicação da BR-135, única via de acesso por terra da capital maranhense, após o caos durante o feriado de Semana Santa, com prejuízos aos motoristas por causa dos buracos e a trágica morte da bailarina e historiadora Ana Lúcia Duarte Silva, de 51 anos.

O deputado Eduardo Braide (PMN) lembrou que em 2015 convocou, por duas vezes, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelas obras, para explicações sobre a comissão de obras e o atraso na conclusão das obras. “O que nós percebemos é um verdadeiro descaso do governo federal em relação a essa situação da BR-135”, lamenta o deputado estadual.

O ex-presidente da comissão de obras, Vinícius Louro (PP), condenou o ‘descaso’ do Dnit e defendeu união à bancada federal maranhense para evitar mais mortes na rodovia federal
saiba mais

As deputadas Francisca Primo (PCdoB) e Nina Melo (PMDB) cobraram a retomada imediata das obras. Os deputado Roberto Costa (PMDB) e Bira do Pindaré (PSB) deram apoio à proposta do governador Flávio Dino (PCdoB), que anunciou que vai acionar o Dnit na Justiça para garantir a retomada da duplicação da BR-135.

Fábio Macedo (PDT) anunciou a publicação de uma proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa das BRs. Já o deputado Rafael Leitoa (PDT) lembrou que o problema é causado porque existem duas empresas contratadas para realizar a manutenção e conservação de trechos diferentes da rodovia federal. Os deputados estaduais Andréa Murad (PMDB) e Rogério Cafeteria (PSB) – líder do governo na Alema – registrara pêsames à família de Ana Duarte Silva e criticaram a falta de segurança na BR-135.

Posicionamento do Dnit - O Dnit informou que já licitou serviços de manutenção para o trecho da BR-135, entre o Km 0 e Santa Rita (MA) – Km 69 –, com contrado já assinado e serviços iniciados.

Para o trecho da BR-135 entre os Kms 69 e 199,3, o Dnit está licitando obras de conservação e manutenção, com publicação de aviso no Diário Oficial da União do dia 18 de março e abertura marcada para dia 4 de abril de 2016.

O superintendente do Dnit no Maranhão, Maurício Itapary, mas diante das insistentes tentativas o órgão afirmou que ele não poderia conceder entrevista porque encontra-se em viagem, percorrendo a BR-135, em fiscalização com a Coordenação de Engenharia da superintendência.

Nenhum comentário: