Leôncio é diretor desde a criação da Comefc |
Uma carta enviada aos mais de 20 prefeitos que fazem parte do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão, Leôncio Lima diretor executivo da instituição pedi demissão. O fato pode estar ligado as inúmeras denúncias que envolvem o consórcio que vão desde a sua criação ao repasse feito pela empresa VALE.
A mais cobrada pelos prefeitos para tentar ajudar o povo as margens da estrada de ferro, sobretudo o contrato firmado entre a empresa MCM de propriedade do diretor e o consórcio tem diversas irregularidades. Além do contrato irregular, Leôncio também pode ter fraudado licitações, criado cargos ilegais e ainda cometido uma série de erros documentais na criação do próprio consórcio. Leôncio é diretor desde a criação que já tem mais de um ano.
Carta enviada aos prefeitos |
O Diretor Executivo com a anuência da presidente Cristiane Damião, prefeita de Bom Jesus das Selvas, tem toda autonomia financeira, e pode ter feito diversos pagamentos irregulares e desviado mais de 100 mil reais de acordo com sua prestação de contas que não disponibiliza recibos ou nota ficais. Documentos em anexo comprovam que o COMEFC teve diversas irregularidades e em vez de melhorar a qualidade de vida daqueles que moram as margens da estrada de ferro Carajás, está servindo de instrumento de desvio do dinheiro público, as denúncias podem até chegar a empresa VALE.
Milhões já foram repassados através de projetos para as prefeituras e em meio aos escândalos de corrupção, existe a mal aplicação das verbas doadas pela empresa VALE, projetos para educação, saúde e infraestrutura de melhorias das cidades podem não está sendo aplicadas corretamente. O assunto será abordado em uma próxima reportagem. O COMEFC uma instituição pública, está sendo conduzida pelo diretor executivo e ex funcionário da VALE Leôncio Lima, como uma empresa privada. Transferências de altas quantias foram realizadas da conta do consórcio para a conta pessoal do Diretor sem qualquer restrição.
Carta enviada aos prefeitos |
Leôncio foi questionado sobre as denúncias admitiu diversos erros, inclusive do contrato irregular com MCM empresa que ele já tratou de passar para o nome da esposa na tentativa de burlar a lei. O diretor disse ainda que vai responder via email todas as denúncias e que a carta de demissão foi apenas um momento conturbado que o mesmo estava passando e a pedido de alguns membros não sairá do cargo. O que está difícil de acreditar e parece que a farra e a farsa chamada COMEFC em parceria com a VALE vai continuar! O que se sabe até o momento ao certo é que mais escândalos e documentos serão vão aparecer, inclusive prefeituras envolvidas no desvio de verbas da empresa VALE responsável pela estrada de ferro Carajás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário